Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 26/09/2020 às 08h00min

Bacia Hidrográfica do Rio Araguari passará por processo de outorga

Usuários de recursos hídricos em dois trechos têm até 17 de outubro para manifestar interesse ao CBH Araguari

DA REDAÇÃO

Na última semana, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) publicou dois editais para convocação de usuários de recursos hídricos em dois trechos da Bacia Hidrográfica, para participarem do processo único de outorga.

O processo busca a regularização do uso da água pelos usuários inseridos em área de conflito, com a finalidade de viabilizar a manutenção desses usuários e diminuir os conflitos pelo uso da água, assim como possibilitar o planejamento das demandas futuras a serem atendidas.

Os processos de outorga coletiva serão realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Claro (trecho Baixo Rio Claro), onde estão localizados os municípios de Nova Ponte, Uberaba e Sacramento, e na Bacia Hidrográfica do Córrego Olaria, na cidade de Perdizes. Os usuários regularizados que já possuem a outorga ou usuários não instalados, mas que têm a intenção de fazer captação de água nos trechos informados, deverão se manifestar.

A manifestação de interesse dos usuários pode ser feita até 17 de outubro através do preenchimento e envio de formulário, presente no edital, que deve ser encaminhado ao e-mail da secretaria executiva ([email protected]). Depois de receber os formulários e cadastrar os interessados, o CBH Araguari vai divulgar a relação e encaminhar a lista para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), para que o órgão institua a Comissão Gestora Local (CGL).

Estão sujeitas à outorga de direito de uso: captação ou derivação em um corpo de água; explotação de água subterrânea; construção de barramento ou açude; construção de dique ou desvio em corpo de água; rebaixamento de nível de água; construção de estrutura de transposição de nível; construção de travessia rodoferroviária; lançamento de efluentes em corpo de água; retificação, canalização ou obras de drenagem; transposição de bacias; aproveitamento de potencial hidroelétrico; sistema de remediação para águas subterrâneas contaminadas; dragagem em cava aluvionar; dragagem em corpo de água para fins de extração mineral e outras intervenções que alterem a quantidade ou qualidade da água.


VEJA TAMBÉM:

Crise aumenta número de reclamações trabalhistas em Uberlândia


CPI do Transporte Público apresenta relatório de conclusão dos trabalhos

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90