Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/09/2020 às 12h30min - Atualizada em 22/09/2020 às 12h30min

MDB Nacional intervém e anula candidatura de Placidino Stábile

Partido atende pedido de Lourival Santos, que passa a ser o candidato a prefeito da legenda

SÍLVIO AZEVEDO
Lourival Santos conseguiu uma intervenção da Executiva Nacional | Foto: Divulgação
Reviravolta na campanha majoritária do MDB em Uberlândia. O candidato derrotado na convenção do partido, radialista Lourival Santos conseguiu uma intervenção da Executiva Nacional e anulou a reunião partidária que indicou Placidino Stábile como o postulante ao cargo de prefeito nas eleições deste ano. A decisão foi dada na noite da última segunda-feira (21).

De acordo com o advogado Paulo Monteiro, que representa Lourival Santos, o pedido de intervenção foi baseado nas irregularidades identificadas durante a convenção, além da escolha de um candidato sem expressão política na cidade, que teria como intuito facilitar a reeleição do atual prefeito Odelmo Leão (PP), ainda no primeiro turno.

“Foram várias irregularidades que aconteceram durante a convenção. Foi cerceado o direito do Lourival de colocar na ata um pedido de dissidência. Além disso, a ata não foi lida e nem aprovada. Outro ponto é a candidatura do Placidino, que não tem expressão política em Uberlândia, estaria contra as diretrizes do MDB. O Lourival tem um trabalho de três anos e nas primeiras pesquisas já estava com quase oito pontos de intenção de voto”.

O pedido de anulação da indicação de Placidino foi enviado à Comissão Eleitoral do Diretório Estadual, juntamente com a solicitação de homologação do nome do Lourival, que remeteu parecer à Executiva Nacional que deu a decisão final em favor do radialista, mantendo intacta a chapa de candidatos a vereador.

A reportagem entrou em contato com o presidente do Diretório Municipal, deputado estadual Leonídio Bolças, que afirmou não ver motivos para intervenção da Nacional e que recorrerá da decisão.

“Anulou baseado em premissas que não são verdadeiras, porque não existe nenhum motivo para tal. Nós vamos recorrer dessa decisão judicialmente e temos a convicção de que estamos amparados porque a convenção foi realizada da forma mais democrática possível”.

Sobre a argumentação de que a candidatura de Placidino Stábile seria fictícia, pois não tem expressão política, Bolças usou o Governador Romeu Zema (NOVO) como exemplo. “Não existe candidatura fictícia majoritária. É uma argumentação sem propósito no sentido de que seria o mesmo que considerar fictícia a candidatura do Zema quando ele se lançou com um 1% de intenção de votos. E o que aconteceu? Ganhou como governador”.

O Diretório Nacional foi procurado pela reportagem e em nota informou “que o MDB apoia as candidaturas com maior respaldo popular. Isso, sim, é respeitar a vontade do povo, princípio fundamental da democracia. Foi nesse sentido a decisão tomada em Uberlândia”.


PT
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu na noite de segunda-feira para definir o nome do filiado que substituirá a professora Iara Helena Magalhães, que renunciou à candidatura após perder prazo de desincompatibilização dos cargos públicos que ocupa, como membro da Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos-CAS do Programa Municipal de Incentivo à Cultura-PMIC e o Comitê Gestor Municipal da Lei Aldir Blanc.

Durante a reunião ficaram definidas duas frentes. A primeira é priorizar uma coligação com outro partido, que deverá acontecer na noite desta terça (22). Caso não seja possível, já está aprovado o nome de Wilma Ferreira, que foi assessora da Secretaria Municipal de Educação na gestão Gilmar Machado. O anúncio oficial será feito na manhã desta quarta (23).


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90