A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia intensificou, nesta semana, as ações de fiscalização em supermercados em todas as regiões da cidade. O trabalho tem como objetivo observar a possível prática de preços abusivos em produtos da cesta básica, como o arroz, feijão, óleo, leite, dentre outros.
A fiscalização acontece já que o órgão notou nos últimos dias um aumento de reclamações dos consumidores referentes aos valores desses produtos. Segundo o Procon, em comparação com março deste ano, houve produtos que tiveram até 50% no aumento do preço.
A atuação da superintendência nesta etapa contempla notificações e autuações onde sejam flagrados os preços abusivos. Após serem notificados, os responsáveis pelos supermercados têm um prazo de dez dias para apresentar a documentação necessária que justificaria o preço da mercadoria. Os dados serão analisados pela equipe do órgão, que constatará ou não a possível incidência de irregularidades.
O Procon não informou quantas multas e autuações foram aplicadas durante a atual etapa de fiscalização. A comunidade pode comunicar casos em que se sinta lesada pelo telefone 151 ou pelo Zap da Prefeitura, no (34) 9 9774-0616. O contato também é possível pelo site www.faleprocon.uberlandia.mg.gov.br ou pelo e-mail [email protected].
VEJA TAMBÉM:
• Odelmo Leão terá apoio de 15 partidos na busca pela reeleição
• Novo sistema de operações bancárias pode ajudar empreendedores, apontam CDL e Aciub