De acordo com a Associação de Assistência à Criança e Deficiente (AACD) Uberlândia, as atividades lúdicas são fundamentais para crianças, já que possibilitam o desenvolvimento em vários aspectos. Quando se trata de pequenos com deficiência física, a brincadeira assume um papel ainda mais importante, principalmente neste momento em que o isolamento social é recomendado.
Brinquedos educativos ajudam a desenvolver a percepção e diferentes habilidades nas crianças, proporcionando um bom meio de aprendizagem. Além do baixo custo, a produção desses brinquedos estimula a criatividade e fortalece os elos afetivos da família, gerando descontração e estimulando a recreação de crianças e adultos que estão isolados em suas casas.
A AACD Uberlândia selecionou algumas dicas de como preparar brinquedos baratos e ainda envolver as crianças na produção deles.
Atividade com desenho de animais (pode escolher os tipos de animais) e grãos. A brincadeira trabalha a preensão fina, o estímulo visual e a noção de espaço e cores.
Atividade com cotonete e cores (guache, canetinha). A criança fará o pareamento do cotonete com a figura equivalente. A brincadeira trabalha as cores e a coordenação e estímulo visuais.
Atividades sensoriais táteis. Uma das brincadeiras acontece utilizando luvas com texturas diferentes, podendo ser utilizados os grãos que a pessoa tem em casa, como arroz, feijão, podendo ser colocado até mesmo água ou gel de cabelo. A brincadeira pode ser feita usando um plástico bolha com tinta e papel pardo ou sulfite. A atividade trabalha o estímulo sensorial, trabalhando cores, coordenação motora na confecção e materiais, percepção e reconhecimento de sensações, além de estimular a criatividade e a percepção do corpo no espaço.
Jogos das expressões faciais, utilizando um rolo de papel higiênico, papelão e canetinha. A atividade estimula a percepção visual, corporal e a identificação de figuras e nomeação.
Polvo de crochê. A atividade pode estimular a afetividade de bebês e crianças menores, pois os tentáculos remetem ao cordão umbilical. Além disso, ele pode ser utilizado de forma lúdica, como um brinquedo que estimula a parte sensorial tátil, a percepção do corpo e visual, com cores e contrastes, facilitando a localização do brinquedo pelos olhos da criança e consequentemente a tentativa de alcance do brinquedo, estimulando o movimento de braços e mãos.
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