Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/04/2024 às 16h00min - Atualizada em 03/04/2024 às 16h00min

Trupe de Truões estreia espetáculo sobre traumas infantis em Uberlândia

"Infância Roubada" será apresentado nos dias 6, 7, 13 e 14 de abril, com entrada gratuita

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Obra dirigida por Cássio Machado foi apresentada pela primeira vez durante a pandemia de covid-19 I Foto: Divulgação

A Trupe de Truões vai apresentar nos próximos finais de semana o seu novo espetáculo em Uberlândia, intitulado "Infância Roubada". As sessões acontecem nos dias 6, 7, 13 e 14, sempre às 20h, no Ponto dos Truões, na avenida Ana Godoy de Sousa, 381, no bairro Santa Mônica. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1h30 antes do início das sessões.

 

A peça narra a história de uma mulher que, ao enfrentar dores do passado, vê-se imersa em memórias familiares em busca de uma cura para os traumas vivenciados em sua infância. Neste enredo, personagens amados e odiados mudam de aspecto conforme o ângulo da história.

 

No espetáculo, temas como abuso sexual, machismo e religião surgem para dialogar com a história. Em sua concepção, o espetáculo se propõe a dialogar com os adultos sobre as mazelas que os mesmos causam às crianças. Cássio Machado, diretor do espetáculo, comenta que a peça surgiu do desejo do grupo em se lançar a novos modos de atuação.

 

“Com mais de 20 anos de trajetória criando espetáculos para o público infantojuvenil e com a maturidade cênica adquirida durante os anos, 'Infância Roubada' surge como um desafio. Abordar um tema complexo como este permitiu que os atores se aprofundassem no estudo das ações e na busca pela sutileza dos gestos. Esta abordagem permite que o elenco acione um outro estado de presença em que os silêncios dizem tanto quanto as palavras”, afirmou.

 

Infância Roubada foi apresentado em setembro de 2021, durante a pandemia da covid-19. Devido ao isolamento social, o público pôde acompanhar as exibições apenas no formato online. Será a primeira vez que o espetáculo será encenado com a presença física do público. 

 

RODA DE CONVERSA

Como atividade educativa do projeto, a Trupe, junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proexc) e da Diretoria de Cultura, realizará uma roda de conversas sobre acolhimento de crianças e mulheres em situação de risco e violação  dos direitos da criança e da mulher. 

 

O evento acontecerá no dia 15 de abril, às 18h, no Bloco 5O-B do campus Santa Mônica da UFU, com a participação da Dra. Anamaria Silva Neves, professora de Psicologia da UFU e coordenadora do Nuavidas; Ana Victória Pimentel, psicóloga e atriz da Cia Traquitana; Carlos Gomes, um dos responsáveis pela área de Artes Cênicas do Itaú Cultural; Dra. Cândice Lisboa, professora do curso de Direito da UFU; Dr. José Roberto Poiani, Juiz da Vara da Infância e Juventude; Nayana Shimaru, psicóloga, atriz e representante OSC Pontes de Amor; Sidnei Pereira, do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil - RJ; Suyane Almeida - Coordenadora Administrativa da ONG SOS Mulheres; e mediação de Márcia Zanelatto, escritora e dramaturga de, entre outras obras, Infância Roubada; e Dr. Paulo Merisio, ator, diretor e professor de teatro. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo teatral Infância Roubada

QUANDO: 6, 7, 13 e 14 de abril às 20h. No dia 13 de abril haverá tradução simultânea em Libras.

ONDE: Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381 - Santa Mônica)

INGRESSOS: entrada gratuita. A retirada de ingressos será realizada a partir de 1h30 antes do início das sessões na própria sede da Trupe

DURAÇÃO: 1h20

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

GÊNERO: Drama

AVISO: O espetáculo apresenta conteúdo sensível e desconfortável para algumas pessoas e possui aviso de gatilho (abuso sexual). Além disso, o espetáculo não é recomendado para pessoas com epilepsia fotossensível por usar luz estroboscópica.

 

RODA DE CONVERSA

QUANDO: 15 de abril às 18h. Haverá tradução simultânea em Libras.

ONDE: Bloco 5O-B do campus Santa Mônica da UFU (Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica)

DURAÇÃO: 3h

INFORMAÇÕES: Instagram da Trupe



VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia recebe espetáculo baseado em obra de Chico Xavier


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90