Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/09/2020 às 19h14min - Atualizada em 09/09/2020 às 19h24min

Macrorregião do Triângulo Norte entra na onda vermelha

Decisão leva em conta aumento no número de casos de Covid-19 na região; medida passa a valer a partir do próximo sábado (12)

DA REDAÇÃO

A macrorregião do Triângulo Norte, em que Uberlândia está inserida pelo programa Minas Consciente, regrediu para a onda vermelha. A decisão foi tomada nesta terça-feira (8), e divulgada hoje, após uma reunião feita pelo Grupo Executivo do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, que levou em consideração o aumento no número de casos de Covid-19 na macrorregião como um dos fatores determinantes.

A mudança vale a partir deste sábado (12) e a onda vermelha, a mais restrita de todas, permite a abertura dos seguintes serviços:


- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Na macrorregião Triângulo Norte, além de Uberlândia fazem parte Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.

"A
inda temos regiões na onda vermelha, o que nos causa preocupação. Por isso, precisamos levar adiante todas as medidas de prevenção; elas continuam sendo extremamente importantes. O uso de máscara, o distanciamento e a higienização são fundamentais”, disse o governador Romeu Zema ao falar da inclusão da macrorregião Triângulo do Norte na onda vermelha devido ao aumento no número de casos.

Zema citou ainda 
o avanço da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, que inclui Uberaba e Frutal, para a onda verde, após avaliar que a localidade possui índices controlados da doença e uma quantidade suficiente de leitos disponíveis. “Fico muito satisfeito que mais uma macrorregião, que inclui as cidades de Iturama, Frutal e Uberaba, possa ir para a onda verde. Isso reflete uma posição de segurança na localidade em relação à pandemia”.

O Diário fez contato com a Prefeitura de Uberlândia para saber sobre as mudanças do funcionamento do comércio com a onda vermelha e aguarda retorno.

MICRORREGIÃO
A microrregião onde Uberlândia está inserida, e é referência, conta com as cidades de Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara, e se encontra desde o dia 29 de agosto na onda vermelha do plano estadual, conforme os gráficos apresentados pelo Estado.



VEJA TAMBÉM:

Uberlândia registra mais oito óbitos pela Covid-19


Ação pede fim da comercialização de carnes com resíduos contaminantes

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90