Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/08/2020 às 11h01min - Atualizada em 17/08/2020 às 11h01min

​Testes rápidos para HIV podem ser feitos por agendamento em Uberlândia

Desde o início da pandemia, ambulatório IST/Aids vem adotando as medidas de segurança e passou a agendar os exames gratuitos

DA REDAÇÃO
Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da presença de uma IST, melhores são as chances de eficácia do tratamento. | Foto: PMU/Divulgação
A realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que são sigilosos e oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passaram a ser realizados mediante agendamento em razão da pandemia do novo coronavírus. Os interessados devem entrar em contato com o ambulatório IST/Aids pelo telefone (34) 3215-2444 e verificar os horários disponíveis. 

O resultado do teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) fica pronto entre 15 e 20 minutos. Para fazer exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das infecções sexuais, o paciente já é acolhido pela equipe do ambulatório para receber as primeiras informações e os agendamentos das consultas médicas necessárias. Para todas as ISTs, há tratamento gratuito e acompanhamento médico oferecidos pelo Ambulatório Herbert de Souza e unidades de saúde da rede.

Embora os testes sejam gratuitos, a coordenação do ambulatório reforçou que não é recomendada a realização de forma indiscriminada. Podem fazer os exames pessoas que passaram, recentemente, por situação de risco, como sexo sem proteção ou uso compartilhado de agulhas.

Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da presença de uma infecção sexualmente transmissível (IST), melhores são as chances de eficácia do tratamento. Para os pacientes que fazem o acompanhamento na unidade, as consultas seguem sendo agendadas normalmente e os profissionais estão adotando as medidas de segurança recomendadas. Além disso, os medicamentos são entregues com um prazo maior de consumo para que os pacientes evitem ir ao ambulatório com frequência.
 
O Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza fica na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

VEJA TAMBÉM:

 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90