Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/07/2020 às 11h07min - Atualizada em 15/07/2020 às 11h07min

Banda Municipal de Uberlândia leva música e esperança em apresentações online

Sem possibilidade de realizar ensaios e exibições por conta da pandemia, músicos gravam em casa para orquestra virtual

DHIEGO BORGES
Com a pandemia dando o tom e desafinando qualquer possibilidade de união, pelo menos por enquanto, a Banda Municipal de Uberlândia encontrou um jeitinho de driblar a saudade dos aplausos e do contato com o público. Se o show não pode parar, a saída encontrada pelos músicos da orquestra foi usar a internet para levar um pouco de alegria e música para quem precisa de um reencontro com a esperança.

Com os ensaios suspensos desde o fim de março por conta do coronavírus, a banda tem feito apresentações online e de um jeito bem diferente do habitual. Em casa, os músicos recebem dos maestros partituras e guias de canções a serem interpretadas. Um tempinho para ensaiar e, com tudo pronto, cada um registra sua melodia em uma câmera de celular e envia à orquestra para a edição. Assista abaixo a uma das apresentações.

O resultado desse processo é a união de lindas melodias que tem encantado o público nas redes sociais. O diretor da banda, Samuel Borges, explica que o formato tem sido um combustível para os músicos, que tiveram suas atividades interrompidas na orquestra. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em

“O que motiva e satisfaz o músico e o artista de fato é o reconhecimento e, neste momento, essas apresentações têm sido uma forma de garantir aos músicos da banda a vivência com o instrumento. Também estamos tendo a oportunidade de criar novos repertórios, mesmo estando separados”, destaca. 

Se para eles é uma motivação, para o público é um alento em um momento de incerteza. O diretor da Banda destaca que o objetivo do projeto é renovar a esperança das pessoas através da música. “É um refúgio para a alma. Neste momento delicado, em que a maioria das notícias infelizmente são tristes, é importante que as pessoas tenham acesso a algo diferente e que faça reacender a esperança. O resultado tem sido espetacular e temos recebido muitos pedidos de mais postagens”. 

Em média, de 30 a 35 músicos participam das apresentações, que são postadas semanalmente nas redes sociais da Prefeitura de Uberlândia. A banda tem feito apresentações voltadas para temas motivacionais e temáticas, como clássicos românticos no Dia dos Namorados, por exemplo. 


VEJA TAMBÉM:










 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90