Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/06/2020 às 10h33min - Atualizada em 11/06/2020 às 10h33min

Testes gratuitos de Covid-19 são feitos em profissionais do transporte de Uberlândia

Ação se estende até sexta-feira (12); aproximadamente 400 exames rápidos devem ser feitos

DHIEGO BORGES
Motoristas são acompanhados por enfermeiros e recebem orientações | Foto: Divulgação

Uma ação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT) está realizando testes rápidos de Covid-19 em caminhoneiros, motoristas e profissionais que atuam no setor de transportes em Uberlândia e região. Além da testagem, o objetivo, de acordo com a organização, é orientar esses profissionais a respeito da necessidade de cuidados como a higienização.

A iniciativa teve início na terça-feira (9), em Araguari, com a abordagem de motoristas do transporte no pátio da empresa VLI. Na cidade, foram realizados 88 testes com sete positivos para a Covid-19. Nesta quarta-feira (10), a ação foi iniciada em Uberlândia, no Posto Décio Buritis, na BR-050, saída para Araguari. Foram feitos testes com mais de 147 profissionais, sendo identificados até o momento 15 confirmações para o coronavírus.

Segundo a organização, os motoristas com resultado positivo estavam assintomáticos e estão recebendo orientações e acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari. O Diário também recebeu informações de que o SEST-SENAT tentou uma parceria com a Prefeitura de Uberlândia para apoiar as ações de orientação aos motoristas na cidade, mas o Município disse que não conseguiu disponibilizar profissionais da saúde por conta do alto número de atestados e afastamentos por suspeita de contaminação da Covid-19 e também pela demanda crescente no atendimento na rede municipal.

O Diário procurou a Prefeitura perguntando sobre a informação dos servidores afastados, mas o Município não respondeu ao questionamento. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que ofereceu à instituição servidores para um treinamento de como realizar a testagem e que os “servidores do município já estão focados em realizar as ações de testagem promovidas pela Prefeitura”.

Além dos testes, também está sendo realizada a distribuição de máscaras e aplicação de vacinas Tríplice Viral, H1N1 e febre amarela. Ao final do atendimento, os motoristas recebem de brinde um kit de lanche. Na sexta-feira (12), a ação acontecerá na unidade do SEST-SENAT em Uberlândia, a partir das 8h.

Os profissionais da área de transportes podem fazer o teste gratuitamente, mas precisam levar a carteira de trabalho ou apresentar o registro profissional, no caso dos trabalhadores autônomos, para comprovar o vínculo com o setor. A coleta do material é realizada na hora e o resultado sai em apenas 10 minutos.

Em Uberlândia, o SEST-SENAT fica na rua Olívia Ribeiro de Sá, nº 4.900, no bairro Jardim Europa. A ação acontece em todo o território nacional e a expectativa é de que cerca de 30 mil profissionais sejam testados para a Covid-19 durante a campanha.














 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90