Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/06/2020 às 14h42min - Atualizada em 05/06/2020 às 14h42min

Prefeitura de Uberlândia faz podas de árvores e limpeza no Dia do Meio Ambiente

Data é celebrada nesta sexta-feira (5); ações estão sendo feitas em três córregos da cidade para melhoria das áreas de preservação

DA REDAÇÃO
Serviços de melhoria contemplam saneamento ambiental, limpeza, podas de árvores, calçamentos e roçagem | Foto: PMU/Divulgação
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira (5). Em comemoração à data, a Prefeitura de Uberlândia está realizando ações de limpeza, incluindo podas de árvores, às margens de três córregos da cidade. 

Os serviços de melhoria como saneamento ambiental, limpeza, podas de árvores, calçamentos e roçagem já tiveram início no córrego Bons Olhos. Os trabalhos foram realizados no parque linear em um trecho entre os bairros Nova Uberlândia e Cidade Jardim. As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram a retirada de lixos e entulhos, além de realizar a roçagem e a supressão de espécies vegetais invasoras.

Ainda de acordo com o Município, o córrego Lagoinha receberá melhorias em dois trechos. Inicialmente o serviço acontecerá na Área de Preservação Permanente (APP) que fica na rua Oliveira Viana. No local, será necessária uma ação mais complexa, uma vez que a área é um ponto crítico de descarte irregular de lixo. Assim, após a limpeza total do trecho, será feito o calçamento e a instalação de alambrado no entorno do espaço, que será integrado ao Parque Santa Luzia.

No parque linear do mesmo córrego, entre as ruas Aldorando José de Souza e Benjamim Alves dos Santos, haverá um trabalho de revitalização da área. Será avaliada ainda a necessidade de realizar um novo aterro no local e uma nova calçada.        

Encerrando as ações em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura afirma que as melhorias serão feitas também no Córrego do Óleo, no trecho entre as avenidas Aspirante Mega e Bálsamo. O local receberá os trabalhos de roçagem, capina, retirada de lixo e entulhos, além da poda de árvores.
 
PODA DE ÁRVORES
Moradora relata que viu equipe cortando tronco de árvores no Parque Santa Luzia | Foto: Arquivo Pessoal


O Diário de Uberlândia recebeu nesta sexta-feira (5) vídeos e fotos da população questionando o trabalho de podas de árvores em diversos locais da cidade. Alguns internautas chegaram a relatar que as equipes estavam cortando o tronco das árvores no Parque Santa Luzia.

Diante das informações, a reportagem procurou o Município para esclarecer o serviço realizado durante o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi informado que as árvores estão passando por podas de galhos e o corte só ocorre quanto a árvores da espécie Leucena, considerada parasita uma vez que se alimenta dos nutrientes das nativas. A Prefeitura ainda ressaltou que o trabalho é necessário para a saúde das plantas que se encontram no local.

Por fim, a Prefeitura esclareceu que todas as atividades obedecem aos critérios técnicos da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente e só são feitas após avaliação da árvore.


A matéria foi atualizada às 15h54 desta sexta-feira (5). 












 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90