Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2020 às 15h06min - Atualizada em 27/03/2020 às 15h06min

Prefeitura contrata laboratório de Uberlândia para testes do coronavírus

Serão realizados dois mil exames em pacientes com sintomas da Covid-19; Município anuncia também canal virtual para consultas médicas

DA REDAÇÃO
Novas ações foram anunciadas pelo prefeito Odelmo Leão durante coletiva de imprensa nesta sexta (27) | Foto: PMU/Divulgação
A Prefeitura de Uberlândia junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta sexta-feira (27) novas medidas temporárias para amenizar os efeitos da disseminação do novo coronavírus na cidade. Entre as ações estão a contratação de um laboratório privado para a realização dos testes da Covid-19 e a disponibilização de uma canal virtual para consultas médicas a aquelas pessoas que apresentam sintomas pela contaminação da doença.

A gestão municipal contratou o laboratório Check-Up, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para acelerar o diagnóstico de pacientes. A decisão foi tomada enquanto o Município aguarda o envio de kits de testes da Covid-19, por parte do Governo do Estado de Minas Gerais, que está em falta na rede pública da cidade. 

“Percebemos uma demora na confirmação dos exames e deixar os pacientes e a sociedade na dúvida sobre a situação de saúde não é bom. Não é tempo de especulações, mas sim de ações concretas. O diagnóstico é essencial para termos ideia do grau que a pandemia está na cidade.”, afirmou o prefeito Odelmo Leão. 

Os serviços do laboratório já começaram nesta quinta-feira (26). A expectativa é de que sejam realizados, aproximadamente, dois mil testes em pacientes com suspeita do vírus e que necessitem de internação hospitalar. Os exames só serão feitos a partir de pedidos solicitados por médicos da rede pública nas unidades de saúde e em pacientes que já se encontram internados na rede.

De acordo com o assessor técnico da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço, o laboratório pede, no mínimo, 48 horas para que o resultado dos testes seja liberado. “Devido à urgência, a equipe do laboratório será ampliada e eles tentarão entregar a apuração o mais rápido do que o previsto”, finalizou.

CONSULTA ONLINE
A partir desta sexta-feira (27), as pessoas que estão com sintomas suspeitos da Covid-19 podem receber mais informações sobre a doença e atendimento médico por meio de uma consulta virtual pelo “Zap da Prefeitura”. Segundo Odelmo Leão, é preciso evitar aglomerações de pacientes em unidades de saúde para diminuir o índice de contaminação do vírus.

Estamos vivendo um momento delicado e contamos com a compreensão de todos para nos ajudar na batalha contra esse novo vírus. O atendimento virtual será feito por médicos da nossa rede. Assim, criamos uma maneira de facilitar o acesso à informação, esclarecendo as dúvidas do nosso povo e permitindo um contato direto com uma equipe médica”, explicou o prefeito.
 
A diretora de Controle e Avaliação da SMS, Soraya Calixto Finholdt, disse que a equipe médica é composta por dez profissionais da rede, que fazem parte do grupo de risco do coronavírus e precisaram ser afastados de suas atividades presenciais. “Esses profissionais irão direcionar de forma correta os pacientes. Além de uma breve avaliação do quadro de saúde do solicitante, os médicos irão dizer se é necessário procurar uma unidade de saúde ou se é recomendável ficar em isolamento domiciliar”, detalhou ela.

Foram incluídas três novas opções ao menu de atendimento do “Zap da Prefeitura”. Duas delas são dedicadas às pessoas que desejam ter acesso a informações sobre a Covid-19, como, por exemplo, os sintomas, formas de transmissão, as recomendações do Ministério da Saúde e dados atualizados. Na outra, o interessado solicita a consulta virtual. 

O primeiro passo é informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o bairro onde mora. Em seguida, para fazer a triagem, o paciente deve responder a três perguntas: se está ou não com febre, se possui sintomas de gripe e se apresenta falta de ar.

A partir destas respostas, os pacientes são classificados e encaminhados para um fila de atendimento médico virtual. Durante o contato com o médico, é possível que profissional e paciente troquem fotos, vídeos e áudios para facilitar a comunicação.    

O atendimento ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O “Zap da Prefeitura” funciona no número (34) 9 9774-0616.










 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90