Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/03/2020 às 15h07min - Atualizada em 26/03/2020 às 15h07min

Conheça as tradições que tornam os mineiros um povo único

Estado com maior número de municípios do país guarda no seu povo cultura e tradição

PUBLIEDITORIAL
Minas Gerais é um dos estados brasileiros com cultura e história mais marcantes. Conhecida por sua culinária particular e suas charmosas cidades históricas, é uma região cheia de encantos que recebem bem quem visita o estado. Faz fronteira com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e é atendida por diversas linhas da Viação Kaissara.

Para quem não mora no estado, vale a visita. A região é, também, conhecida por seu povo hospitaleiro e gentil que recebe bem os novos moradores e visitantes. Culinária, música, cultura e história estão estampadas nos rostos dos mineiros e isso faz desse estado um cantinho especial do Brasil.

Culinária
Quem pensa em Minas Gerais pensa logo na comida mineira. Todo mundo adora um pão de queijo quentinho, saído do forno, preparado por um autêntico mineiro. O que faz da culinária de Minas algo especial é, também, quem prepara os pratos. Dedicação e criatividade fazem parte da essência dos mineiros.

O pão de queijo surgiu no século XVII, nas fazendas do estado. As cozinheiras resolveram substituir os ingredientes do pão tradicional com o que tinham disponível. Era comum que pedaços secos de queijo fossem guardados e a qualidade da farinha de mandioca, conhecida como polvilho, era também superior à de trigo, trazida da Europa. Outras receitas típicas de Minas Gerais, que contemplam a história da população, incluem  o doce de leite, o feijão tropeiro e o tutu.

Medicina Popular
Herança da fusão de culturas no estado, a medicina popular é algo também enraizado nas terras de Minas Gerais. As mulheres negras e indígenas, forçadas a trabalhar pela escravidão, cultivaram os saberes medicinais de seus povos. Esse conhecimento foi, essencialmente, importante na decadência da produção de ouro.

Atualmente, benzedeiras e raizeiros ainda são muito procurados no estado. E, mesmo no dia a dia, é comum que se tenha plantas medicinais no quintal, desde a mais simples, para a fazedura de chás, até a mais complexas, para a produção de óleos das famosas garrafadas.

Cada vez mais, homeopatas, e até a medicina tradicional, vem buscando soluções nesse conhecimento adquirido e mantido por populações tradicionais que resistiram à colonização e preservaram a cultura.

Cidades Históricas
Uma das principais atrações turísticas do estado de Minas Gerais são as cidades históricas. Verdadeiras joias arquitetônicas, elas contam não só a história do povo mineiro, mas de todo o Brasil. Algumas delas são, inclusive, Patrimônio Mundial da Humanidade; é o caso de Ouro Preto, Congonhas e Diamantina.

Entre as mais famosas, está Ouro Preto. Inicialmente chamada de Vila Rica, o município chegou a ser capital imperial de Minas Gerais, devido a sua intensa atividade econômica, cultura e social. Ali, conviveram senhores e escravos, indígenas e africanos. Desse conflito cultural vem boa parte da história do estado.

Hoje tombada, a cidade é um pólo universitário do país. A Universidade Federal de Ouro Preto é um dos mais importantes centros de pesquisa do país. Além de Outro Preto, outras cidades, como São João del Rey, Sabará, Congonhas, Mariana e Tiradentes, compõem a lista de cidades históricas mineiras.

Arte Contemporânea
E nem só de história é composto o estado e seu povo. O estado mineiro é, também, um grande pólo de produção contemporânea. O Museu de Inhotim é um exemplo disso. Localizado no município de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o espaço é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Outro pólo de produção contemporânea do estado é a Residência Artista da Bolsa Pampulha. Considerado o centro artístico mais importante do país, artistas residem em Belo Horizonte por um período de seis meses para fomentar sua produção artística em comunicação com o estado. O foco é em artistas mineiros, mas o programa também recebe profissionais de outros estados.

 

*Essa publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia.






 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90