Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/12/2019 às 18h39min - Atualizada em 07/12/2019 às 21h08min

​Chuva alaga vias de Uberlândia e deixa pessoas ilhadas

Temporal começou no final da tarde deste sábado (7); Inmet alerta que mês será marcado por chuvas acima da média na cidade

CAROLINE ALEIXO
Carros foram arrastados durante inundação na avenida Rondon Pacheco | Foto: Reprodução/WhatsApp
A forte chuva que atingiu Uberlândia no final da tarde e início da noite deste sábado (7) registrou vários pontos de alagamento. Segundo dados compilados pela estação automática do bairro Santa Mônica, foram registrados 61 milímetros de volume de chuva em duas horas, ou seja, mais que o dobro do que choveu no mesmo período durante o temporal de terça (3). O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos cinco ocorrências onde pessoas ficaram ilhadas devido às inundações. Veja vídeos abaixo. 

O primeiro chamado foi no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a Aspirante Mega, no bairro Jaraguá, para o socorro de motociclista que ficou ilhada. Outro ponto de alagamento foi na avenida Brasil, na altura do bairro Umuarama, no trecho sob o viaduto da BR-050. Um motorista que tentou atravessar o alagamento na parte baixa da via também ficou ilhado. 

Motorista tentou atravessar alagamento na avenida Brasil e ficou ilhado | Foto: WhatsApp/Reprodução


Também houve acionamento na avenida Rondon Pacheco com pessoas ilhadas e presas dentro dos carros. A reportagem recebeu algumas imagens que mostram grande volume de enxurradas nas avenidas Rondon e João Naves de Ávila. Houve relatos de veículos arrastados pela via e ainda alagamentos em pontos do bairro Santa Mônica. 

O Corpo de Bombeiros alerta aos motoristas e pedestres que não tentem atravessar a avenida Rondon Pacheco devido ao volume de água e a força das enxurradas que se formam durante os temporais. Vários veículos foram arrastados na inundação. Um deles chegou a atingir uma das viaturas dos bombeiros e causou estragos.

 Alagamentos foram registrados em pontos da avenida João Naves de Ávila | Foto: Reprodução/WhatsApp


Os ocupantes dos carros foram resgatados e um vídeo gravado por testemunha próximo ao local mostra o momento em que os militares resgatam um dos motoristas. A primeira vítima já havia sido retirada do segundo carro instantes antes. Assista abaixo no vídeo.  

Até por volta das 19h30, não havia informações sobre vítimas feridas, sendo contabilizados apenas danos materiais. Foram socorridas dez pessoas ao longo da avenida com o auxílio de 10 militares e quatro viaturas. Outras cinco pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil ao final da avenida, próximo ao Praia Clube. 

Asfalto da avenida Rondon Pacheco ficou danificado por causa da inundação | Foto: Diário de Uberlândia

Equipes da Defesa Civil e dos bombeiros seguem monitorando pontos críticos da cidade e fazendo os trabalhos de rescaldo. Segundo as informações iniciais, uma cratera se abriu na altura do bairro Tibery e outros estragos são contabilizados no asfalto da avenida Rondon Pacheco, principalmente na região próxima ao Center Shopping. Os trechos estão sendo sinalizados e os motoristas que trafegam pela via devem ficar atentos durante a noite. Imóveis também ficaram alagados nas imediações da região do Praia Clube.  


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado em reportagem do Diário, nesta semana, que chuvas acima da média seriam registradas durante todo o mês de dezembro, no comparativo com o mesmo período de anos anteriores. Em caso de emergências devido às chuvas, os números são 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). 

ALERTA DE DESASTRES
O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Fernando Martins, informou à reportagem nesta noite que irá recomendar ao Município de Uberlândia a instalação de sistemas de alertas de risco de desastres naturais e monitoramento em épocas de chuvas, conforme está previsto no Artigo 5° da Lei 12.608/2012.

A intenção do Ministério Público Estadual (MPE) é que a Prefeitura possa emitir alertas antecipados para a população a fim de evitar e minimizar prejuízos, bem como assegurar a segurança dos cidadãos. O documento deve ser enviado ainda no início da semana. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em







 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90