16/11/2019 às 10h50min - Atualizada em 16/11/2019 às 10h50min

Mais três casos de sarampo são confirmados em Uberlândia

Cidade é a segunda de Minas Gerais com maior número de casos; segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação começa na segunda-feira (18)

DA REDAÇÃO
Segunda etapa da vacinação é focada em jovens de 20 a 29 anos | Foto: PMU/Divulgação

Mais três casos de sarampo foram confirmados em Uberlândia. A cidade já tem 23 registros da doença, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Não há óbitos no município. 

Uberlândia é o segundo município de Minas Gerais com o maior número de casos, atrás de Belo Horizonte. No último levantamento publicado pelo Diário no dia 23 de outubro, a cidade estava em primeiro lugar, mas a capital mineira ultrapassou e chegou aos 36 casos de sarampo na última quinta-feira (14). 

Desde o início do ano foram confirmados 99 casos de sarampo em Minas Gerais. Quatro ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. A partir de junho de 2019, o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1.766 notificações provenientes de 250 municípios do estado. Desses, 1.103 (62,15%) foram descartados, 568 (32,1%) estão em investigação e 95 (5,4%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão da doença. 

Os primeiros 70 registros confirmados no estado, a partir do período epidemiológico de junho, foram relacionados à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo. A partir das investigações realizadas pelas vigilâncias locais nas últimas semanas, vêm sendo detectados casos sem vínculo com importação. 

VACINAÇÃO 
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa na próxima segunda-feira (18) e é voltada para pessoas com idade entre 20 e 29 anos. A primeira etapa tinha foco na imunização de crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos.  

É importante ressaltar que esta campanha de vacinação é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com o esquema vacinal da tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola, incompleto. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a campanha vem para rastrear o cartão de vacina dessas pessoas, uma vez que esse público-alvo é o de maior incidência nos casos de sarampo registrado no país. 

Mobilização nas faculdades 
Além das 74 salas de vacinas disponíveis em toda a cidade, o Programa Municipal de Imunização fez uma parceria com as faculdades particulares e com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A mobilização nas instituições de ensino superior acontecerá de 25 a 29 de novembro. 

As faculdades particulares realizarão a vacinação neste período, de acordo com o cronograma específico de cada uma. Já na UFU, a imunização será nos cinco dias em todos os campi. 

Dia D 
A mobilização nacional acontecerá no dia 30 de novembro, que é o último dia da campanha. Para atender toda a população que faz parte do público-alvo, a Prefeitura de Uberlândia ampliou o local de atendimento. 

Além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto Roosevelt e Tibery, que estarão abertas das 8h às 20h, a vacinação também acontecerá no Parque do Sabiá, das 8h às 17h.  

 

Confira os locais de vacinação:

A lista com o endereço de todas as unidades de saúde está disponível no site da Prefeitura. 





 

 

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »