Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/10/2019 às 15h52min - Atualizada em 23/10/2019 às 17h58min

Uberlândia ultrapassa BH em número de casos de sarampo no estado

Quantidade de casos da doença chegou a 20 no município; capital de Minas Gerais conta com 18 registros

DA REDAÇÃO
Uberlândia é a primeira cidade de Minas Gerais com mais casos de sarampo confirmados. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) nesta quarta-feira (23), a cidade já tem 20 casos registrados da doença, ultrapassando a capital Belo Horizonte que conta com 18 registros. Na última semana, o município tinha somente dez confirmações

O assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência de Uberlândia, Clauber Lourenço, havia informado à imprensa que a doença chegou na cidade por meio de um trabalhador que veio de Araras (SP). “O primeiro caso confirmado foi desse paciente que veio prestar serviço a uma instituição privada da cidade e, ao chegar aqui, estava com os sintomas que eram condizentes com o sarampo. Assim que houve a suspeita, imediatamente foi feito o bloqueio para localizar as pessoas que tiveram contato e verificar se estão ou não vacinadas", disse à reportagem do Diário. Ele informou, ainda, que desde 2007 não havia casos da doença na cidade.

Não há confirmação de óbitos pela doença na cidade. Em parâmetro estadual, desde o início do ano foram confirmados 74 casos de sarampo. Quatro desses ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. A partir do mês de junho, o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1.688 notificações provenientes de 229 municípios no estado. Desses, 1.158 (68,6%) foram descartados, 460 (27,3%) estão em investigação e 70 (4,1%) casos já foram confirmados.

De acordo com a SES, a maioria dos casos confirmados está relacionada à importação do vírus de pacientes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas de cidades como São Paulo, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Araras. 

VACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada até sexta sexta-feira (25) em Uberlândia. São 74 salas de vacinas disponíveis que ficam nas Unidades Básica de Saúde Familiar (UBSF), Unidades Básica de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). No site da Prefeitura está disponibilizada uma planilha com os horários de atendimento de cada unidade de saúde. 


Calendário de Vacinação para o Sarampo
- Dose zero: crianças de seis meses a 11 meses
- 1ª dose: aos 12 meses
- 2ª dose: aos 15 meses 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90