Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2019 às 09h40min - Atualizada em 27/09/2019 às 09h40min

Procura por cursinhos aquece com anúncio de dois concursos em Uberlândia

Ebserh e Prefeitura de Uberlândia oferecem cerca de 2.500 vagas em todos os níveis escolares

SÍLVIO AZEVEDO
Certames movimentam as aulas em cursinhos preparatórios da cidade | Foto: CIEPS/Divulgação
O sonho de passar em um concurso público e garantir estabilidade no emprego faz com que muitas pessoas busquem escolas preparatórias como forma de estudo especializado e mais focado em cada processo. Em Uberlândia, dois concursos foram anunciados em 2019, o que tem contribuído para movimentar a procura nessas unidades de ensino. Um deles é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que oferecerá 887 vagas para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O edital deve ser divulgado em breve, mas já tem muita gente se preparando para a prova.

Na unidade do Centro de Inovação, Educação e Pesquisa em Saúde (Cieps) de Uberlândia, são quatro turmas com cerca de 160 alunos que buscam se preparar para a prova, sendo duas de conhecimentos gerais, uma específica em enfermagem e outra em técnico de enfermagem.

De acordo com o coordenador do Cieps, Conrado Augusto, turmas pré-edital já estão abertas há alguns meses e a procura aumentou com a divulgação da prova da Ebserh. “Tenho alunos que estão há dois anos fazendo preparativo para concurso da UFU. E com a sinalização da prova da Ebserh, a gente passou a ter uma procura gigantesca para as turmas, que são ainda pré-edital. A gente espera que o edital seja publicado nos próximos meses com um prazo curto para a realização da prova”.

Com a proximidade da prova, o Cieps planeja abrir mais turmas no decorrer do anúncio do edital. “A gente tem como meta abrir mais três ou quatro turmas já no mês de outubro e, assim que o edital for publicado, até onde tivermos condições”, disse Conrado.

 

Suzanne Silva Sabino, 34, já está se preparando. Ela faz cursinho três vezes na semana e aguarda o edital para saber se haverá vaga para farmacêutica. Ela acredita que candidatos de todo país aguardam essa prova e, por isso, quer estar bem preparada.

“A acredito que profissionais de saúde de todo o Brasil estão atentos e ansiosos para a divulgação do edital. Por isso continuo me preparando, me dedicando e aprendendo para fazer uma prova tranquila. E fazer o cursinho é importante, pois para quem trabalha o dia todo, o contato mais próximo com os professores é que faz a diferença”.
 
Concurso da Prefeitura
Publicado em julho deste ano, o concurso público da Prefeitura de Uberlândia deverá oferecer 1.778 vagas com salários que variam de R$ 1.164,93 até R$ 3.032,76, mais valor adicional dependendo do cargo. O edital já foi publicado e as inscrições seguem até o dia 11 de outubro. A prova será aplicada em 15 de dezembro.

Com uma metodologia de ensino diferente das habituais, o curso BioRossi trabalha aproximadamente 500 alunos de maneira direcionada, com as matrículas sendo feitas por disciplina. Segundo a coordenadora pedagógica e professora do curso, Alinne Costa, as pessoas procuram aquilo que elas têm mais carência, que não dão conta de estudar em casa.

“No decorrer do processo as turmas vão esvaziando porque fica puxado demais. Essa proposta atende sobretudo a pessoa que está focada e sabe da sua fragilidade. É uma estratégia para não ter tanta evasão. Você tem na cidade várias turmas para o concurso”.

Além disso, o concurso da Prefeitura exige mais dos candidatos em determinadas disciplinas, com pesos diferentes na nota. “Por exemplo, português tem peso. Na sala tem 100 alunos porque é uma disciplina que as pessoas têm uma grande dificuldade. Temos legislação e conhecimentos específicos. A turma de legislação está lotada porque é uma disciplina que tem peso”.

Segundo Alinne Costa, a maior procura é de candidatos que estão de olho nas vagas da educação. “O último concurso realizado foi em 2012. O concurso organizado pela antiga gestão municipal foi embargado. E a docência é a que oferta o maior número de vagas, com profissional de apoio escolar, educador infantil entre outros. Isso acaba dando ao docente o desejo de efetivar-se no concurso público”.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90