Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/09/2019 às 16h39min - Atualizada em 26/09/2019 às 16h39min

Professora de Uberlândia cria projeto de valorização da mulher na sala de aula

Objetivo é desconstruir ideia de que mulheres podem dar aulas somente para o ensino infantil; aulão preparatório para o Enem acontece no sábado (28)

BRUNA MERLIN
Professora Alinne Grazielle Neves Costa é a única mulher que leciona em uma instituição da cidade | Foto: Arquivo Pessoal
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está se aproximando e muitas escolas já começaram a se mobilizar para promover aulões com dicas e conteúdo personalizados para a prova. Mas, além de realizar um dia inteiro de aprendizado para alunos, um grupo de professoras de Uberlândia se uniu para realizar o “Enem Mulheres”, que visa fortalecer a ideia de que elas são muito mais do que apenas profissionais do ensino primário e fundamental.

”O nosso objetivo é desconstruir rótulos que ainda existem nas escolas de ensino médio e de cursinhos da cidade. As professoras ainda são vistas como apenas ‘tias’ e só bem-vindas no ensino infantil. Quando se tratar o ensino médio há um persistente discurso machista de que não somos capazes”, explicou Alinne Grazielle Neves Costa, criadora do projeto.

Aos 39 anos, a professora das disciplinas de história, sociologia e atualidades dá aulas nas turmas de ensino médio e cursinhos preparatórios em três escolas particulares da cidade. Segundo ela, poucas mulheres são vistas nessa posição e muitas vezes são isoladas devido ao ambiente em que se predomina mais homens.

“Eu dou aula em um cursinho da cidade onde eu sou a única mulher. Será que as mulheres não estão aptas para tal função ou será que ainda não existe espaço, por parte da sociedade, para que elas possam trabalhar nessa área? Quanto mais elevado o ensino, mais as mulheres são discriminadas e ganham o rótulo de que não dão conta do recado”, ressaltou Costa.

Ainda de acordo com Alinne, a ação nasceu após ela notar que outras professoras também percebiam essa discrepância nas instituições. Essa será a primeira edição do projeto e as apoiadoras pretendem crescer as atividades para outros eventos educacionais.

“Iremos nos reunir e nos apoiar para mostrar que, assim como qualquer professor, as mulheres também podem ministrar aulas para qualquer nível de ensino. E que é inaceitável as posturas de machismo, sexismo e qualquer outra forma de preconceito de gênero”, finalizou.

AULÃO
O aulão “Enem Mulheres” acontecerá de forma gratuita no próximo sábado (28), no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A ação é voltada para alunos e alunas do ensino médio de escolas públicas e estão sendo disponibilizadas 170 vagas.

Segundo a criadora do projeto, o aulão contará com a participação de 11 professoras de diversas disciplinas. Dicas e conteúdos que costumam cair no exame, 
que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, serão tratados pelas profissionais. 

Além disso, uma psicóloga ficará à disposição dos alunos para conversas e conselhos. Um momento cultural também será realizado no local.

O aulão começa às 8h e vai até as 18h. Um lanche será distribuído de forma gratuita para os participantes. Os interessados devem preencher um formulário e fazer o cadastro com dados pessoais para confirmar a presença até a noite desta sexta-feira (27). Mais informações podem ser obtidas através da página de Facebook do projeto ou pelo telefone (34) 99635-4007.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90