Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/09/2018 às 11h53min - Atualizada em 10/09/2018 às 11h53min

Parque do Pau Furado registra segundo incêndio

NÚBIA MOTA
Incêndio aconteceu na noite de domingo (9) | Foto: Divulgação
Um novo incêndio foi detectado no Parque Estadual do Pau Furado, dessa vez no município de Uberlândia, próximo ao Anel Viário Norte, na noite de domingo (9). As chamas já foram controladas e uma equipe com 11 homens do Corpo de Bombeiros e outros 8 brigadistas do próprio parque e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) ficaram na área atingida durante boa parte da segunda-feira (10) para se certificarem de que o fogo não retornaria.

Eles ainda contaram com o auxílio da aeronave Pégasus da Polícia Militar e um drone para monitorar a área. Na sexta-feira (7), outro incêndio na mesma área de conservação, mas dentro do munícipio de Araguari, foi registrado e 11 hectares ficaram destruídos.

Segundo o tenente Paulo César Souza Costa, do 32º Batalhão de Bombeiros Militar (32º BBM), as causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas em mais de 99% dos casos é devido à ação humana. Os trabalhos de combate do segundo incêndio foram iniciados no domingo, interrompidos ainda durante a noite e retomados nessa segunda.

O primeiro incêndio, detectado na tarde de sexta-feira (7), na parte do parque pertencente a Araguari, não tem relação com o episódio de Uberlândia e atingiu uma área de 11 hectares. Como a primeira área queimada é extensa e de difícil acesso, com relevo acidentado, só foi possível identificar o foco a noite, depois de mobilizado homens do Corpo de Bombeiros, IEF e brigadista do Pau Furado e a arenovave Pégasus.

“O incêndio foi controlado no fim do dia de sábado, mas ontem [domingo], todos foram empenhados novamente para fazer o monitoramento durante todo o dia, devido ao material de combustão lá, com troncos robustos, mas não houve reignição. E ontem, para nossa surpresa, teve o incêndio em Uberlândia”, disse o capitão Fabrício Silva Araújo, comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Araguari.



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90