Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/09/2019 às 08h06min - Atualizada em 10/09/2019 às 08h06min

Festival Timbre ganha ações de sustentabilidade e reciclagem de lixo

Evento, que ocorre no próximo fim de semana, terá atividades para ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável

BRUNA MERLIN

O objetivo é simples e claro: promover um “mundo ideal” para a sociedade de Uberlândia durante três dias de evento. Essa é a intenção do Festival Timbre, que chega à 6ª edição com novidades como a realização de ações de sustentabilidade e reclicagem de lixo.  O evento ocorre de 13 a 15 de setembro. 

Essa não é a primeira vez que o festival musical aborda a sustentabilidade ambiental na programação, mas é neste ano que o tema se tornará um pilar para a realização do evento e dos próximos. “Já trabalhamos várias vezes com ações lúdicas, mas agora iremos ‘profissionalizar’ e colocar em prática algo mais real com uma empresa que trabalha com a destinação correta de lixo”, explicou um dos organizadores do festival, Lucas Cordeiro. 

Lucas acredita que essa ação irá completar ainda mais o sentindo de existência do festival. “O tema deste ano engloba o amor. O amor pela arte, pela cultura, pelos outros e principalmente pelo meio ambiente", ressaltou.  

A empresa que entrará como parceira do evento é a Paisagem Ambiental. Equipes trabalharão em diversas ações para ressaltar a importância da preservação ambiental e incentivar o público que lugar de lixo é no lixo. De acordo com Bernardo Zimon, diretor técnico da Paisagem Ambiental, as atividades serão realizadas durante a programação do dia 14 de setembro que acontece no espaço aberto do Teatro Municipal. 

Serão disponibilizadas cerca de 500 bituqueiras para que as pessoas não descartem seus cigarros no chão. Diversos ecocopos também serão instalados ao logo do complexo. 

Para manter uma maior interação com os visitantes, será montado um “reciclômetro” que indicará, em tempo real, a quantidade de material reciclado durante o evento. O objetivo é instigar o público a participar da ação. 

Todo o lixo recolhido pela empresa será levado para uma central de reciclagem, onde os materiais serão separados de forma correta. “Queremos reduzir o impacto dos resíduos gerados. Essa é a uma iniciativa que reforça o cuidado com a cidade e com o furuto”, finalizou Zimon.  

PROGRAMAÇÃO 
A 6ª edição do Festival Timbre acontecerá no próximo fim de semana em diversos pontos culturais de Uberlândia.  Com o tema “Só o amor nos completa”, o evento levantará a bandeira do respeito e da diversidade. Serão mais de 20 atrações com artistas já consagrados, músicos regionais e em início de carreira. A intenção é valorizar e divulgar a música independente e autoral de qualidade no Triângulo Mineiro. 

Na quinta-feira (13), o público pode começar a se aquecer no esquenta do festival com o Granja na Rua. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na praça principal do bairro Granja Marileusa a partir das 17h.  

Na sexta-feira (13) e sábado (14), o evento acontecerá no interior e exterior do Teatro Municipal.  Na sexta, serão realizadas apresentações acústicas e mais intimistas. Em dueto inédito, Bemti mostra seu talento ao lado da veterana Roberta Campos. O trio Tuyo, destaque em diversos festivais nacionais e internacionais, convida o vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, para relembrar grandes sucessos. 

No sábado (14), o festival mostra toda sua força. Serão palcos simultâneos, feira gastronômica, stands expositores, palco eletrônico e várias opções de interatividade para o público apreciar. Entre os destaques do segundo dia está Baco Exu do Blues, Anavitória e outros artistas. 

O projeto Arte na Praça encerra o festival no domingo (15), na praça Sérgio Pacheco. Shows e exposições ocuparão um dos locais mais antigos da cidade. A entrada para esse dia é gratuita. As atrações confirmadas para a ocasião são Natania Borges, Cinema Invisível, Duda in the Sky, Joe Silhueta, Luisa e os Alquimistas, Castello Branco e Coletivo Bait.  

Mais informações sobre a programação do Festival e sobre os ingressos das apresentações dos dias 13 e 14 podem ser obtidas na página de Facebook do evento.  

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90