Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/09/2019 às 09h35min - Atualizada em 04/09/2019 às 09h35min

Siate faz 217 atendimentos em três dias de operação em Uberlândia

Em 72 horas, profissionais atenderam solicitações em domicílio, vias públicas e também por telefone

DA REDAÇÃO
Dados foram anunciados em coletiva na tarde de terça-feira (3) | Foto: Cleiton Borges/ Secom

O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), em operação em Uberlândia desde sábado (31), já realizou 217 atendimentos, sendo 172 com ambulância em domicílio ou via pública e 45 em que os médicos resolveram a situação por telefone.

 

Os dados foram anunciados na tarde de terça-feira (3), em coletiva de imprensa da Prefeitura de Uberlândia. São 60 profissionais do município, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, além dos militares do Corpo de Bombeiros, que tem realizado atendimento pré-hospitalar e de socorro da comunidade. 

 

Na coletiva, o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Andre Casarim, disse que o tempo de resposta melhorou com seis ambulâncias.

 

SIATE

A base do Siate está instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco. As seis ambulâncias (das quais uma é UTI móvel) são compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193. 

 

Os militares, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionam os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, envia uma ambulância ou UTI Móvel.

 

O serviço é similar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que opera na região desde o ano passado, mas sem a participação de Uberlândia, o único dos 27 municípios que integram o consórcio de saúde do Triângulo Norte a não aderir. O investimento mensal da cidade para o funcionamento do Siate é de R$ 262 mil, enquanto o do Samu seria de R$ 207 mil.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90