Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/09/2019 às 17h56min - Atualizada em 02/09/2019 às 17h56min

Siate começa a funcionar em Uberlândia

Lançamento foi realizado no último sábado (31) no dia do aniversário de 131 anos da cidade; Prefeitura entrega à comunidade equipamento móvel de mamografia

DA REDAÇÃO
Serviço foi anunciado no mês de julho e entregue oficialmente no último sábado (31) | Foto: Valter de Paula/PMU/Divulgação
O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) começou a funcionar em Uberlândia. O lançamento foi realizado no último sábado (31), durante as celebrações dos 131 anos da cidade. Segundo o Município de Uberlândia, durante o primeiro dia de lançamento, haviam sido realizados oito atendimentos.

O Diário solicitou o balanço atualizado dos atendimentos à Secretaria Municipal de Saúde e os tipos de serviços prestados até nesta segunda-feira (2), mas foi informado pelo assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço, que um levantamento ainda está sendo feito para ser divulgado em breve à imprensa. 

O Siate é uma parceria entre a Prefeitura com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que visa aprimorar o atendimento integral de socorro pré-hospitalar. O serviço é similar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que opera na região desde o ano passado, mas sem a participação de Uberlândia.

 

Ao todo, são 60 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que atendem chamados que envolvam pacientes com dores no peito, problemas cardiorrespiratórios, queimaduras graves, sangramentos e hemorragias, acidentes com traumas e fraturas, envenenamento e intoxicação, crises de hipertensão e surtos psicóticos. O serviço conta com uma UTI-Móvel, uma semiUTI e três viaturas do Corpo de Bombeiros. O investimento mensal é de R$ 262 mil.

A base do Siate foi instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco. Os militares receberão as demandas pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI-Móvel.

MAMÓGRAFO MÓVEL
Na mesma solenidade para o lançamento oficial do Siate, o prefeito Odelmo Leão também fez a entrega de um aparelho móvel de mamografia que visa facilitar a realização do exame que previne o câncer de mama. O serviço também tem como objetivo realizar mais mutirões e levar a oportunidades aos bairros da cidade e na zona rural.

De acordo com a Prefeitura, o equipamento foi adquirido por meio de recursos próprios do município. “Poderemos levar o exame até as pessoas. Sabemos que se o câncer de mama for diagnosticado de forma precoce, maiores são as chances de cura. É mais um equipamento que vai auxiliar na prevenção de uma doença que pode matar”, destacou o prefeito.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90