10/07/2019 às 13h52min - Atualizada em 10/07/2019 às 13h52min

Supermercados têm queda de vendas no Triângulo Mineiro

Mercado registrou -0,50% de abril para maio; Superinter deve reunir 5 mil pessoas do setor em Uberlândia até nesta quinta (10)

MARIELY DALMÔNICA
As vendas nos supermercados do Triângulo Mineiro apresentaram queda de 0,50% em maio, segundo último Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis). A região, que costuma se destacar por bons resultados, teve o segundo pior desempenho em toda Minas Gerais, atrás apenas da Zona da Mata (-0,78%).

A queda registrada no Triângulo, no entanto, vai na contramão do estado, cujas vendas tiveram variação de 0,14% no período. O número representa um alento ao setor, que já havia apresentado reduções em janeiro (-19,54%), fevereiro (-2,84%) e abril (-4,93%) em todo o estado. A realidade do mercado será um dos temas abordados Superinter 2019, evento de varejo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a ser realizado amanhã e quinta-feira em Uberlândia.

Segundo o professor e economista Fábio Terra, a variação nas vendas é consequência do fraco desempenho da economia e da baixa geração de empregos. “Esse setor em específico está seguindo o mesmo caminho da economia brasileira como um todo. Estamos estagnados e afundando em uma crise”, afirmou. Ainda de acordo com Terra, o setor supermercadista demora a sentir os efeitos da crise porque comercializa produtos essenciais, como alimentos e itens de higiene.

“A economia brasileira está desacelerando, cada vez mais as pessoas compram menos porque temos um cenário com muitos desempregados”, afirmou o economista. Segundo ele, em Uberlândia, os supermercados já instalados devem sofrer com novos estabelecimentos concorrentes previstos para chegar neste semestre no Município. “Estamos em crise, e geralmente os preços de locais novos são mais baixos. Mas quanto mais opções de escolha, melhor [para o consumidor]”, disse Terra.

De acordo com a Amis, até o fim de 2019, 70 novas lojas devem abrir em todo o estado, com a expectativa de 7,3 mil novos empregos. A associação não informou estimativas locais.

SUPERINTER
Evento de varejo do Triângulo Mineiro irá reunir empresários supermercadistas | Foto: Divulgação


Mais de 5 mil pessoas devem visitar os estandes e participar de palestras durante o Superinter 2019, evento de varejo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que irá reunir, nesta quarta e quinta-feira (11), empresários supermercadistas, fornecedores, empresas do segmento de varejo, diretores de entidades parceiras e autoridades locais.

O Superinter é organizado pela Amis em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB), Câmara de Dirigentes dos Lojistas de Uberlândia (CDL), Sindicomércio e o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB). O objetivo do evento é oferecer oportunidades de negócios, atualização profissional e relacionamento comercial.

“Todos os novos espaços estão ocupados, o que mostra a força da economia para os próximos meses. O evento é gratuito para supermercadistas e fornecedores associados a Amis”, disse Nametala.

Crescimento mensal de 2019
Mês Vs. mês anterior VS. mesmo mês ano anterior Acumulado do ano  
 
Jan. -19,54%  2,84% 2,84%  
Fev. -2,84% 1,13% 1,99%  
Mar. 11,10% 1,27% 1,74%  
Abr. -4,93% 3,21% 2,10%  
Mai. 0,14% 1,01% 1,88%  
 
Variação regional – maio x abril
Variação média – MG +0,14%
Central +0,72%
Centro-Oeste - 0,17%
Norte +0,17%
Rio Doce +0,38%
Sul +0,20%
Triângulo - 0,50%
Zona da Mata - 0,78%
 
Fonte: Amis
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »