Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/09/2018 às 11h53min - Atualizada em 05/09/2018 às 11h53min

Farmácia Regional mudará horário de atendimento

Usuário será atendido das 7h às 13h

CAROLINA PORTILHO
SRS em Uberlândia fica na avenida Belo Horizonte, 1084 | Foto: Carolina Portilho
Um aviso afixado na porta da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Uberlândia alerta os usuários sobre a mudança no horário de atendimento referente ao Núcleo de Assistência Farmacêutica, também conhecido como Farmácia Regional. A partir do dia 1º de outubro, o funcionamento será das 7h às 13h e não mais das 7h às 15h.

Segundo o órgão, a alteração não afetará na quantidade de atendimentos e nem no fornecimento de medicamentos, e sim dará mais celeridade nos processos. Atualmente, o local opera com cinco guichês e remanejando os funcionários do período da tarde para a manhã serão nove para atendimento aos pacientes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

“Será possível aumentar nossa capacidade de atendimento em quase 50% com essa ampliação dos guichês. Estamos humanizando o acolhimento do paciente. Se o usuário não pode ir nesse horário, outra pessoa pode pegar o medicamento desde que apresente a declaração autorizadora devidamente preenchida”, disse a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Andrea Carvalho Maia Vieira Castro.

O novo horário de atendimento não afetará os demais serviços que funcionam no período da manhã. São eles: parte administrativa de montagem de processo, distribuição de medicamentos estratégicos e atendimento de pacientes que recebem medicamentos por via judicial e Ação Civil Pública.

A SRS atende atualmente 6.000 pacientes residentes em Uberlândia, sendo que 1.200 recebem o medicamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os demais 4.800 usuários são atendidos diretamente na Farmácia Regional, uma média de 250 atendimentos por dia. Andrea reforça ainda que será disponibilizado um monitor com as senhas na área externa, sendo possível o paciente acompanhar a evolução dos atendimentos sem ter que ficar em fila.

A unidade conta com 29 profissionais, entre funcionários e estagiários, e com essa mudança a coordenadora afirma que o Núcleo de Assistência Farmacêutica ganhará agilidade nos processos, que passarão a ser analisados por um sistema de informação. A expectativa é que esse tempo seja reduzido de 45 dias para sete dias úteis. Ainda segundo o órgão, a digitalização de aproximadamente 30 processos por dia será feita no período da tarde.

“Cada usuário está sendo orientado pelos funcionários da mudança de horário, sendo afixado o lembrete no recibo dos pacientes neste mês de setembro. Divulgamos em cartazes na porta principal, nos guichês e na parede que é exposta a senha, além do apoio da imprensa”, disse a coordenadora Andrea.

A costureira Mariana Mendes contou que todo mês vai à unidade buscar medicamentos para o pai e que costuma fazer isso depois das 13h, durante seu horário de almoço. “Vou ter que ajustar, pois até 15h era ideal para mim. Caso eu não consiga fazer isso no novo horário, preciso pensar no plano B. Toda mudança gera um desconforto, mas fazer o quê”, disse.

A Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia fica na avenida Belo Horizonte, 1084, bairro Martins. Qualquer dúvida o paciente pode entrar em contato pelo telefone (34) 3304-1351.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90