Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/07/2018 às 09h02min - Atualizada em 11/07/2018 às 09h02min

Uma em cada 10 cidades faz referência a santos

Minas é o estado com maior quantidade de municípios nesta situação: 87

WALACE TORRES | EDITOR COM AGÊNCIA CNM
Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, realizou a festa junina durante três dias (Prefeitura de Santa Vitória/Divulgação)
Um mapeamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que um em cada 10 municípios brasileiros tem nomes de santos ou fazem alguma referência a eles em sua denominação. Dos 5.568 municípios da Federação, 580 levam nomenclaturas como santos, santo, são, santa, aparecida, nossa senhora, dentre outras citações religiosas.
 
Segundo o levantamento, Minas Gerais é o estado com maior número de municípios nesta situação – 87, o que representa 15% do total mapeado. Na sequência estão os estados de São Paulo (59), Rio Grande do Sul (56) e Paraná (45). Entre os municípios mineiros estão Santa Vitória e São Francisco de Sales, no Triângulo Mineiro, e Santa Juliana, São Gotardo e Santa Rosa da Serra, no Alto Paranaíba.
 
Em relação as regiões brasileiras, o Nordeste possui o maior número de municípios que fazem referência a nomes de santos, com 198 cidades, seguido pela região Sudeste com 167.
A maior proporção de municípios com tais denominações está concentrada entre as pequenas cidades com até 10 mil habitantes – são 161 municípios com até 5 mil habitantes e outros 143 com população entre 5 mil a 10 mil habitantes. O mapeamento foi realizado em virtude das festividades juninas espalhadas por todo o Brasil e que acontecem entre os meses de junho a julho.
 
“Percebe-se que no Brasil a vocação dos festejos juninos como produtos indutores do
turismo fica mais evidente a cada ano, com o aumento dos números da movimentação turística e econômica dos destinos que realizam uma das mais tradicionais festas da cultura brasileira”, aponta o levantamento.
 
Dentro deste contexto, o estudo da CNM levou em consideração o Calendário Oficial de Eventos do Ministério do Turismo, que tem 1.167 comemorações agrupadas em diversas categorias. Destes, 147 estão categorizados como juninos, outros 59 como religiosos e 197 eventos na categoria artísticos/culturais/folclóricos.
 
Os três santos homenageados durante o período junino – Santo Antônio, São João e São Pedro – também estão entre os que mais dão nomes aos municípios. O campeão é São João, que é usado na denominação de 54 municípios brasileiros. O São João também é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros depois do Carnaval, com forte impacto nas economias locais. Já o santo mais falado em simpatias e orações pelas pessoas solteiras que estão em busca de um par – Santo Antônio – é usado na denominação de 38 municípios. Já o santo mais rogado em períodos de seca - São Pedro - está contido nas denominações de 20 cidades brasileiras.
“Os municípios que são denominados com nomes que se referem a santos e santas revelam como a história brasileira tem intrínseca relação com a intervenção da religião católica, a partir da atuação dos colonizadores em nosso território”, cita a CNM.
 
Dentro do levantamento há casos em que os nomes usados para denominar os municípios, na verdade, não foram inspirados em santos, mas sim em homenagens a personalidades que fizeram parte da história em âmbito local ou nacional. Um exemplo é São Luís, capital do Maranhão, que faz uma homenagem ao Rei da França do período em que o estado foi fundado, Luís XIII. Já o município mineiro de São João Del Rei homenageia a D. João V e Tomé Portes Del Rei, um dos primeiros moradores da região, ainda no fim do século XVII.
 
 Número de municípios que fazem referência a santos
 
UF          Municípios
 
AC          1
AL           10
AM        4
BA          23
CE           5
ES           10
GO         23
MA        31
MG        87
MS         2
MT         19
PA          17
PB          35
PE           21
PI            35
PR          45
RN          19
RJ           11
RO          4
RR          2
RS           56
SE           19
SC           28
SP           59
TO          14
 
Total      580
 
 Por região
 
Regiões             Municípios
Centro Oeste    44
Sul                     129
Sudeste             167
Norte                  42
Nordeste            198

Total                   580
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90