Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/06/2018 às 14h57min - Atualizada em 29/06/2018 às 14h57min

Empresas reúnem funcionários para assistir a Copa do Mundo

A transmissão dos jogos da Seleção Brasileira no ambiente de trabalho tem repercussão positiva

CAROLINA PORTILHO | REPÓRTER
Na Algar Tech, a temática da Copa do Mundo está sendo usada para motivar e integrar os associados (Divulgação)
Duas vitórias e um empate. Esse é o saldo da seleção brasileira de futebol na primeira fase da Copa do Mundo na Rússia. O Brasil segue agora para as oitavas de final e encara o México na segunda-feira (2), às 11h. Das três partidas, duas caíram em dias de semana, no horário de expediente. A mesma situação segue para a próxima partida, alterando apenas o turno da partida: da tarde para a manhã.

As empresas que estão mantendo o horário normal oferecem alternativas para os funcionários assistirem às transmissões dos jogos no local de trabalho, disponibilizando telão. Também são promovidas ações que buscam a interação entre os apaixonados pelo futebol, como concursos, bolões, troca de figurinhas e sorteio de brindes.

Na Algar Tech, em Uberlândia, a temática da Copa do Mundo está sendo usada para motivar e integrar os associados - como são chamados os colaboradores - não só do Brasil, mas da Colômbia, Argentina e México que também estão na disputa do Mundial.

As ações começaram no mês passado, com encontros para a troca de figurinhas do álbum da competição. Também faz parte da estratégia da empresa decorar as estações de trabalho com bandeiras e balões para deixar o clima ainda mais com a cara da Copa do Mundo.

“As três melhores decorações receberão vários brindes. Em Uberlândia e Campinas (SP), unidades com maior fluxo de pessoas foram instalados telões nas praças de alimentação para a transmissão dos jogos, com direito a pipoca liberada. No jogo de segunda, vamos colocar uma bandeira enorme do Brasil para reforçar esse espírito de brasilidade”, destacou a diretora de Talentos Humanos da Algar Tech, Marineide Peres.

O verde e o amarelo estão por toda a parte da empresa, seja nas estações de trabalho ou até mesmo no estilo de vestir. Ainda segundo Marineide, o mundial mexe com as pessoas e faz renascer a crença pelo Brasil. “É um momento de incentivarmos o patriotismo e a união entre as pessoas. Além disso, oportunidade para explorarmos o trabalho em equipe e buscarmos por melhores resultados, seja de forma individual ou coletiva”, reforçou a diretora de Talentos Humanos da Algar Tech.

A rede social corporativa também está sendo explorada com bolões em todas as fases da competição. Os vencedores poderão ganhar camisas da seleção do respectivo país, além da réplica da bola da Copa do Mundo. O sortudo que acertar o time campeão e o placar da final será contemplado com dois dias de folga e uma réplica da bola da Copa do Mundo.

OPÇÃO 

Funcionários escolhem onde vão ver a partida

A Zup, empresa na área de TI em Uberlândia com sede em outras seis cidades, deixou livre a opção para os 550 colaboradores escolherem onde assistir aos jogos. Em todas as unidades, as transmissões estão ocorrendo, seja em telão ou televisão, e com chopp para os jogos que são no período da tarde.

A interação entre eles também é marcada por bolão. A cada rodada, a pessoa que conquistar a primeira posição ganha uma camiseta oficial da seleção brasileira. Também há um totem para tirar fotos e depois serem postadas no Instagram. Basta marcar a empresa e quem conseguir maior número de curtidas também ganha uma camiseta oficial do Brasil.

“A aceitação foi ótima e superou nossas expectativas, já que muitos optaram por ver os jogos na empresa. No fim, acaba sendo bem divertido assistir juntos, pois reforça o clima positivo que construímos”, enfatizou Gustavo Debs, cofundador e vice-presidente de RH e Marketing da Zup, que além de Uberlândia, tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Joinville, São José do Rio Preto, Campinas e Lisboa.
 
Sugestão de funcionamento para as empresas

Os jogos do Brasil na Copa do Mundo na Rússia em dias úteis não são considerados feriados. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), fica a critério da empresa a decisão sobre o horário de funcionamento nos dias em que o time brasileiro entrar em campo. A CDL também informou, após pesquisa feita entre os associados, sugestão de horário de funcionamento das empresas em dias de jogos do Brasil.
 
Data Horário do jogo Sugestão de funcionamento
2/7 11h Abre às 8h, fecha às 10h e reabre às 14h
6/7 15h Fecha às 14h
10/7 15h Fecha às 14h
15/7 (final) 12h -
 
Funcionamento dos bancos

Os horários bancários serão alterados nos dias dos jogos do Brasil, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Quando a partida for às 9h, o atendimento dos bancos em todo estado será das 13h às 17h. Se às 11h, o funcionamento será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Nos dias de jogos às 15h, ficou acertado que será das 9h às 13h.

Serviços municipais

A Prefeitura de Uberlândia publicou no Diário Oficial do Município, na segunda-feira (28), sobre o funcionamento dos serviços municipais no dia 2, data em que o Brasil entra em campo contra o México na Copa. Segundo o Executivo, o atendimento ao público será das 14h30 às 17h30.

Confira o que abre e o que fecha na segunda-feira (2): 
 
Serviços Segunda-feira (2/7)
Feiras livres Não há feiras às segundas
Unidades de Saúde - UBSs, PSFs, UBSFs e ambulatórios das UAIs: funcionam das 7h às 10h e retomam as atividades às 15h
 
- Prontos-socorros das UAIs se mantêm abertos 24 horas, sem interrupção (atendimento em urgência e emergência).
Escolas municipais Zona Urbana: 7h às 10h / 14h25 às 17h25 
Zona Rural: - 7h às 9h30 / 14h55 às 17h25
Transporte Público Horário normal
Mercado Municipal (comércio) Aberto das 8h às 10h e das 14h às 18h
Parque Siquierolli Fechado
Parque Santa Luzia Fechado
Parque Gávea Aberto para visitação das 7h às 18h
Parque do Sabiá Aberto das 5h às 10h e das 14h às 22h
Zoológico Fechado
Casa da Cultura 14h30 às 17h30
Oficina Cultural 14h30 às 17h30
Museu 7h às 10h
Biblioteca Municipal 7h às 10h e 14h30 às 17h30
Arquivo Público 7h às 10h
Procon Aberto das 14h30 às 17h30
Centro Administrativo Servidores: 7h às 10h e 14h30 às 17h30
Atendimento ao público 14h30h às 17h30
Defesa Civil Plantão 24 horas (199)
Dmae Atendimento presencial - 7h às 10h e 14h30 às 18h
Atendimento telefônico (115) – Normal
Coleta de lixo e Coleta Seletiva Normal
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90