Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/07/2018 às 07h57min - Atualizada em 03/07/2018 às 07h57min

Brasil sofre um pouco, mas vence México e avança às quartas da Copa

Seleção de Tite encara a Bélgica pelas quartas-de-final do mundial

FOLHAPRESS
Brazil Photo Press/FolhaPress

O Brasil está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo. Com um gol de Neymar e outro de Roberto Firmino, a seleção venceu o México por 2 a 0 na Arena de Samara, na tarde de segunda-feira (2).
O time nacional encara a Bélgica, após os europeus vencerem o Japão em jogo emocionante. A partida das quartas de final será na cidade de Kazan, na sexta-feira (6). A derrota significou para o México sua sétima eliminação seguida nas oitavas de final.

O volante Casemiro está fora da próxima partida. Ele levou em Samara o segundo amarelo no torneio e terá que cumprir suspensão automática. Fernandinho é o mais cotado para substituí-lo.
Assim como na fase de grupos, o primeiro duelo do mata-mata foi um sufoco. Além de Neymar autor do gol, o meia Willian foi também o destaque da quarta partida da seleção. Ele deu o passe para o primeiro gol e fez belas jogadas. A defesa voltou a ter uma boa atuação. O time comandado por Tite foi dominado boa parte do primeiro tempo, mas o setor conseguiu segurar a pressão. Ao lado do Uruguai, a seleção brasileira é a menos vazada da Copa, com apenas um gol tomado.

Com o gol marcado aos 5min do segundo tempo, Neymar se tornou o artilheiro da seleção na Copa ao lado de Philippe Coutinho. Essa foi sua quinta partida desde que voltou da cirurgia que fez no pé direito, em maio. O atacante foi decisivo para a classificação, repetindo o protagonismo de seus colegas de Paris Saint-Germain, o francês Mbappé e o uruguaio Cavani, no inicio do mata-mata. A vitória em Samara foi a 20ª da era Tite. Sob o comando do treinador, a seleção brasileira tem quatro empates e apenas uma derrota.

Na quente cidade russa (fazia 33º C), os mexicanos começaram melhor. Apoiados por uma torcida barulhenta, eles pressionavam os brasileiros e perderam a primeira oportunidade de gol logo no primeiro minuto. No início, a cada passe trocado pelos mexicanos a torcida cantava "olé". Osório mexeu no time e a mudança surpreendeu o Brasil. Ele escalou Rafa Marquez como uma espécie de volante. No jogo, o zagueiro de 39 anos entrou para a história por ser capitão de uma seleção em cinco edições de Copas.

Pressionando muito, o México dificuldade a saída de bola do Brasil. Os jogadores não conseguiam sair tocando a bola, como Tite ensaiara. A primeira chegada do Brasil foi só aos 24min, quando Neymar fez uma jogada individual, entrou na área adversária e obrigou Ochoa a fazer bela defesa. O lance animou o time, que começou a pressionar os mexicanos. Aos 25min, Coutinho aproveitou o rebote da defesa e chutou. A partir daí, o Brasil melhorou, mas os mexicanos permaneciam com mais rapidez. No segundo tempo, Tite insistiu na mesma formação. O time voltou melhor. Logo aos 2min, Coutinho obrigou Ochoa a fazer boa defesa. O gol não demoraria a sair. Três minutos depois, Neymar abriu o placar de carrinho, dentro da pequena área, aproveitando um cruzamento forte de Willian.

Em vantagem, a seleção se soltou e começou a criar mais oportunidades de gol. Sem marcar ainda na Copa, Gabriel Jesus mudou de posição no segundo tempo. Ele foi para a esquerda deixando Neymar mais centralizado. Satisfeito com o time em campo, Tite só mexeu nos minutos finais. Aos 35min, ele colocou Fernandinho no lugar de Paulinho. Em seguida, ele tirou Coutinho e colocou Roberto Firmino. O atacante do Liverpool ainda teve tempo de fazer o segundo do Brasil. Em contra-ataque pela esquerda, Neymar invadiu a área e bateu rasteiro. O goleiro Ochoa ainda conseguiu desviar, mas Firmino apareceu para completar para o fundo do gol, aos 42min. Na comemoração, até o técnico Tite invadiu o campo para abraçar os jogadores. Nos acréscimos, Willian deixou a partida para a entrada do zagueiro Marquinhos, que ainda não havia sido utilizado neste Mundial.

BRASIL
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Filipe Luís; Casemiro, Paulinho (Fernandinho), Coutinho (Firmino); Willian (Marquinhos), Gabriel Jesus e Neymar. T: Tite

MÉXICO
Ochoa; Alvarez (Jonathan dos Santos), Salcedo, Hugo Ayala, Gallardo; Rafa Márquez (Layún), Herrera, Guardado, Vela, Lozano; Chicharito Hernández (Raúl Jiménez). T.: Juan Carlos Osorio

Local: Arena Samara, em Samara (RUS)
Juiz: Gianluca Rocchi (ITA)
Cartões amarelos: Casemiro e Filipe Luís (BRA); Álvarez, Hector Herrera, Guardado e Salcedo (MEX)
Gols: Neymar (BRA), aos 5min, e Roberto Firmino (BRA), aos 42min do segundo tempo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90