Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/06/2018 às 08h05min - Atualizada em 29/06/2018 às 08h05min

Ação pede que UFU abra curso noturno de matemática

WALACE TORRES | EDITOR
Universidade também pode ser condenada a pagar multa de R$ 5 milhões (Walace Torres)
O Ministério Público Federal em Minas Gerais ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferte o curso de licenciatura em Matemática no turno da noite. Atualmente, a universidade oferece o bacharelado e a licenciatura, porém, ambos em turno diurno.

Segundo a Procuradoria, a região do Triângulo Mineiro sofre por falta de professores de Matemática para a educação básica. O procurador da República Cléber Eustáquio Neves, autor da ação, entende que a falta de oferta da formação em turno noturno é uma das causas desse problema. “A discussão em torno da oferta de cursos de licenciatura está diretamente ligada à formação de professores, dessa forma, a educação universitária e a básica não podem ser concebidas de forma dissociada”, destaca.

Outro ponto que foi detectado na apuração realizada pelo MPF é que o número de concluintes do curso de licenciatura em Matemática da UFU é extremamente baixo em relação à quantidade de ingressantes. De 2006 a 2015, menos de 50% dos alunos que entraram no curso concluíram a graduação, e esse número continuou caindo — em 2016 houve apenas um formando.

A ação cita esse problema como outra consequência da falta de oferta do curso no turno da noite, já que isso dificulta a procura dos estudantes por estágios e empregos, que são fundamentais na formação de um professor.

PEDIDOS

Além de pedir para que a UFU seja obrigada a tomar imediatamente as medidas necessárias para garantir a oferta do curso de licenciatura em Matemática no turno da noite, em um prazo máximo de 60 dias, o MPF quer também a condenação da universidade ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 5 milhões, em razão dos danos causados à sociedade, já que ficou claro que a falta de oferta do curso à noite está diretamente ligada à falta de professores de Matemática para a educação básica no Triângulo Mineiro.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90