Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2018 às 05h23min - Atualizada em 12/04/2018 às 05h23min

População protesta no terminal e PMU faz mudanças no transporte

Medidas incluem a transferência de duas operações realizadas pela viação Sorriso de Minas

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Protesto contra atrasos e sucateamento de linhas foi realizado na terça-feira no Terminal Central | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) anunciou ontem (11) mudanças temporárias na operação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo (SIT) a fim de regularizar o serviço de algumas linhas, que vinham passando por atrasos constantes. As medidas incluem a transferência de duas operações da Viação Sorriso de Minas para outras empresas que atuam na cidade. O serviço prestado pela Sorriso de Minas, inclusive, foi o principal alvo de um protesto realizado na última terça-feira (10) no Terminal Central de Uberlândia.

A medida foi anunciada após reunião realizada nesta quarta-feira, no Centro Administrativo da Prefeitura, entre representantes das empresas de ônibus e do Município. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, a linha T122, que faz trajeto do Terminal Central para o Terminal Umuarama, será repassada para a empresa São Miguel. Já a linha I341, com trajeto entre o Terminal Santa Luzia e o Terminal Planalto, será passada para a Autotrans. A data de transferência, contudo, ainda não foi estabelecida. As empresas que irão substituir a Sorriso de Minas nessas duas linhas terão que disponibilizar até sete carros, cada uma, para os itinerários, que atendem grande parte da população da região Oeste da cidade.

“Houve uma falha de operação da empresa Sorriso de Minas. Ela já foi notificada, multada, e nós já solicitamos a renovação da frota”, disse o secretário.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett) afirmou que a Sorriso de Minas já aderiu a um plano de realinhamento operacional para a retomada das linhas.

Ainda segundo a entidade, a empresa informou ao Município a compra de novos veículos, que devem passar a circular neste ano. “Uma das empresas apresentou o comprovante da compra de 30 novos veículos e as demais estão com aquisição programada para 2018. As aquisições visam renovação de frotas e já eram previstas pelas empresas”, informou a nota.

A Autotrans deverá trocar 47 veículos ainda neste ano, segundo informou o secretário Paulo Sérgio.
 
PROTESTO
 
Um grupo de usuários do transporte público de Uberlândia protestou no Terminal Central, na terça-feira (10), contra atrasos e más condições dos ônibus em circulação. Pelos menos dois carros foram impedidos de sair durante a manifestação, o que foi normalizado minutos depois. O alvo principal de reclamações era a empresa Viação Sorriso de Minas. Leia mais.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90