Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/09/2017 às 05h17min - Atualizada em 16/09/2017 às 05h17min

16ª Parada LGBT de Uberlândia acontece amanhã

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Praça Sérgio Pacheco receberá “gaymada” hoje e shows amanhã / Foto: Adreana Oliveira

 

Começou na quinta-feira e termina amanhã, com a realização da 16ª Parada do Orgulho LGBT de Uberlândia, a Semana da Diversidade. Mais do que a proposta de uma festa, a Parada deste ano ganha perspectivas de movimento social, segundo uma das organizadoras, Carol Volp, presidente do Triângulo Trans, ONG que coordena o evento.

Na abertura da programação foi lançado o documentário “A história do movimento Trans no Brasil”, no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), enquanto ontem foi realizado o Happy Hour Lesbi com militantes sociais no F5 Pub. A questão do respeito às diferenças, combate à homofobia e à impunidade a quem comete crimes por questões de gênero estão entre os tópicos discutidos nos encontros.

Hoje, para descontrair, na praça Sérgio Pacheco, tem a realização dos jogos de gaymada, que espera reunir famílias inteiras para acompanharem as divertidas disputas. “Neste ano o tema da semana é ‘Família inclusiva sem LGBTfobia’ porque queremos atrair as famílias, principalmente as que não têm membros LGBT para que conheçam o movimento. É a partir daí que conquistamos não só mais visibilidade como também o respeito que precisamos. Nossa bandeira é que somos todos iguais”, disse Carol Volpi, em entrevista ao jornal Diário do Comércio.

Segundo Carol, a Triângulo Trans não é uma ONG subvencionada e a 16ª Parada do Orgulho LGBT não foi contemplada em nenhuma lei de incentivo, por isso a movimentação foi grande para conseguir apoios e patrocínios. “Tudo que vocês verão na programação foi fruto de patrocínios de empresas e doações”, disse Carol Volpi. A ONG também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Neste ano, a concentração da Parada acontece na praça Clarimundo Carneiro, a partir das 14h30 deste domingo, de onde mais tarde uma passeata com trios elétricos seguirá até a praça Sérgio Pacheco, onde os shows acontecem a partir das 18h.

 

A SIGLA

LGBT ou LGBTTT é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais. A sigla também é usada como nome de um movimento que luta pelos direitos dos homossexuais e, principalmente, contra a homofobia.

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje (16)

15h30 - Primeiros jogos de gaymada de Uberlândia
Local: Praça Sérgio Pacheco

Amanhã (17)

14h30 - 16ª Parada do Orgulho LGBT de Uberlândia
Local: Concentração na praça Clarimundo Carneiro e caminhada pela avenida Floriano Peixoto até a praça Sérgio Pacheco, onde a partir das 18h haverá shows com cantores, bandas, DJs e outras participações especiais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90