Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2017 às 16h24min - Atualizada em 09/06/2017 às 16h24min

Governador participa do aniversário da Polícia Militar na capital

A corporação, que completa 242 anos, é a instituição policial mais antiga do país e conta com efetivo de 42 mil integrantes

AGÊNCIA MINAS | BELO HORIZONTE
Evento ocorreu na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte / Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

 

O governador Fernando Pimentel participou nesta sexta-feira (09) da solenidade de comemoração do aniversário de 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Durante o evento, na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte, foi entregue a Medalha Alferes Tiradentes a 116 personalidades e entidades que prestam ou prestaram serviços relevantes à corporação. Em unidades da PM no interior do estado, outras 74 personalidades foram homenageadas, totalizando 190 agraciados.

Em discurso, o governador agradeceu a todos os integrantes da corporação, a qual classificou de melhor Polícia Militar do país e “orgulho para todos os mineiros e mineiras”. Pimentel disse que o momento é de renovação do compromisso de sua gestão com a segurança pública em todo o estado.

“Temos nos empenhado, apesar das enormes dificuldades financeiras que todos conhecem, desde o primeiro dia da nossa gestão, para assegurar à nossa Polícia Militar os meios para que ela possa cumprir com eficiência a missão que lhe foi atribuída pela Constituição e pelo povo do nosso Estado. E temos tido sucesso. Não é por outro motivo que os índices de criminalidade têm caído”, ressaltou Pimentel.

O comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, comemorou a marca de 242 anos de história da Polícia Militar ao elogiar o atual momento pela qual passa a corporação. “Para nós, esse é um momento de grande satisfação, porque temos motivo para comemorar. Estamos vivendo um dos melhores momentos da história da Polícia Militar, em termos de estrutura, logística, vencimentos. E esse testemunho é de um policial militar com 29 anos e quatro meses de serviço, que pode atestar que vivemos hoje o nosso melhor momento”, destacou.

 

HISTÓRIA

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota que compreende cerca de 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões. É o único órgão do governo estadual presente em todos os 853 municípios, ou seja, em mais de mil e duzentas localidades, considerando-se distritos e outros aglomerados urbanos.

A PMMG está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada. Essas atividades demandam treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90