Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/09/2017 às 12h54min - Atualizada em 07/09/2017 às 12h54min

Do Ipiranga ao Palácio do Planalto - Vivemos uma crise permanente

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA | COLUNISTA

Há 195 anos, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro, muito irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Nesse dia, o que aconteceu foi a proclamação da Independência do Brasil. Após 30 dias, no dia 12 de outubro de 1822, o mesmo príncipe foi aclamado imperador e, no fim do mesmo ano, coroado, recebendo o título de dom Pedro 1º.

Se tudo fossem apenas rosas, essa seria a história do nosso país. Mas como a realidade é bem diferente, e não é tão simples assim, vamos à realidade: tudo teve início com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808. Revoltas como a Pernambucana, Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, aliadas à Revolução Francesa e à independência dos Estados Unidos, enfraqueceram o colonialismo e aumentaram as possibilidades do liberalismo comercial por aqui. Nessa época, as pressões externas e também internas contra o monopólio comercial português começaram a aumentar vertiginosamente, e a cobrança de altos impostos começou a ser feita em um período de livre comércio. Claro, a população não aceitou e não deixou de se manifestar. Diante desses vários fatores traumáticos para o país, e as críticas da sociedade contra o colonialismo, Dom Pedro se viu pressionado pelo povo a oficializar o rompimento com Portugal, declarando inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil. Até que no dia 7 de setembro de 1822, durante uma visita a São Paulo, nas proximidades do Rio Ipiranga, a famosa história aconteceu: dom Pedro recebeu uma carta com as exigências da corte portuguesa e reagiu proclamando a independência do Brasil. Alguns estados foram resistentes, e só em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira e a forte manifestação da sociedade civil organizada, as coisas começaram a tomar rumos mais sólidos.

E qualquer semelhança não é mera coincidência e, a partir disso, fica fácil perceber que a independência do Brasil aconteceu em uma esfera política, exatamente como acontece na crise que vivemos agora, em 2017.

A escassez do espírito de cidadania não é de hoje, mas sim um traço marcante na história do Brasil. Então, pensando estrategicamente sobre os acontecimentos de hoje, assim como foi feito em 1822, agora não seria o momento de nos fortalecermos e, como povo unido, irmos às ruas para revelar a nossa vontade com veemência? O destino do país só será concretizado quando sair do anseio e a participação efetiva da sociedade, porque assim como naquela época, hoje a crise continua sendo de cunho político.

Já começamos esse processo. A Lava Jato é um exemplo de que é possível pressionar e investigar o poder público. Mas o futuro é muito incerto, uma vez que depende da força de um todo, e não de alguns.

Proponho então um desafio: em que país queremos viver? E o que nos impede de viver nesse lugar idealizado por grande parte da população, que paga o alto preço pelos desmandos dos nossos políticos?

Eu sei, essas parecem perguntas ridiculamente simples. Mas, pelo contrário, são de uma complexidade sem tamanho! Para respondê-las, é preciso – antes de tudo – buscar aquele sentido sobre o qual não nos cansamos de falar: o da participação de todos, em favor de uma única razão, independentemente de interesses partidários, e com base nos princípios que fundamentam nossa república! Será que somos capazes de sair do discurso e colocarmos em prática, com responsabilidade, essa que é a única saída para o nosso país? Estamos preparados para sair das margens do Ipiranga e caminharmos em direção à formação de uma verdadeira sociedade civil organizada, pronta para dar o grito do Planalto e nos libertar das amarras políticas que estão preocupadas em resolver os problemas de partidos e não do país? Essa é a verdadeira questão que precisamos buscar responder, crendo que esse não é apenas mais um feriado, mas sim um marco que pode mudar para sempre a história desse país!

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90