Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 06/10/2022 às 08h00min

Rumo ao 2º turno das eleições nacionais

CLÁUDIO DI MAURO

Chegamos ao final do I Turno das eleições PARA Presidente da República, com uma vitória muito expressiva das forças da esquerda, lideradas pelo LULA.

Mesmo com a elevada votação obtida por Bolsonaro, contudo, Lula venceu a disputa com diferença na votação superior aos 6 milhões de votos. Não é pouca coisa. Números muito difíceis de serem alcançados por Bolsonaro no II Turno. Para Lula ser vitorioso no II Turno dependerá de acrescentar aos votos já obtidos, cerca de 2% da votação total, ou seja, aproximadamente 2 milhões de votos.

A tendência é de se ter no II Turno uma disputa mais acirrada do que na fase anterior. Será necessária a observação do que ocorrerá com os eleitores que votaram em Simone Tebet, Ciro Gomes e Soraya. Outra fatia do eleitorado deve ser considerada, aqueles eleitores que votaram nulo, em branco ou se abstiveram. 

Ainda nesta semana teremos as definições dos candidatos que não conseguiram votos para continuação da disputa, conclamando seus eleitores para a votação em um dos dois candidatos. Não significa que todos seguirão suas recomendações, mas sempre haverá certa tendência de acompanhamento.

É notório que o Plenário do Congresso Nacional ficará dividido. O mesmo acontecerá nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Mas, sabemos, por experiências anteriores, que boa parte dos deputados preferem ficar do lado de quem tem a caneta e pode decidir. Em outras palavras, ainda que sejam eleitos por setores que se opõem ao governante, parte expressiva segue e apoia o Executivo, em troca de prestígio político e de atenções especiais. Por isso, ainda que saibamos a necessidade de mudanças nas relações entre o Executivo e o Legislativo, sabemos que há setores, com vínculos ideológicos ligados à bala, ao boi e à “bíblia” que sempre pretenderão fazer trocas pouco confessáveis, para oferecer apoio ao governo. Compra e venda na linha do horizonte.

A primeira pesquisa oficializada e realizada no II Turno mostra a confirmação da dianteira para Luiz Inácio LULA da Silva que registra 51% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Significa um crescimento importante das intenções de voto em Lula enquanto Bolsonaro estaciona em sua votação de I Turno.

Seguindo esta lógica teremos a confirmação da eleição de Lula.

Os apoios de Simone Tebet e do PDT, apesar do pouco entusiasmo de Ciro Gomes arrastam mais votos para Lula.

As manifestações de governadores eleitos como os de Minas Gerais e Rio de Janeiro não acrescentam novidades. Esses apoios aparentemente já foram destinados a Bolsonaro no I Turno e portanto não deverão ter novos efeitos expressivos.

Nos resta o acompanhamento das atuações dos candidatos, suas equipes e a reação do eleitorado.

Deveremos vibrar para que o Brasil seja preservado em uma Democracia que respeite as pessoas e suas diversidades. A Bem de todas as pessoas.

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90