Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/08/2019 às 13h06min - Atualizada em 18/08/2019 às 13h06min

Policiais x Bolsonaro

LEANDRO MAZZINI
Apoiadores de Jair Bolsonaro nas eleições que levaram o deputado à Presidência da República, policiais rodoviários e federais se dizem “traídos” e surpresos com recentes decisões que destoam, segundo eles, com o discurso de campanha que tinha como uma das prioridades a segurança pública. A suspensão de utilização de equipamentos de controle de velocidade, determinada por Bolsonaro, é duramente criticada pelos policiais rodoviários, pois a medida não tem nenhum estudo de impacto prévio e pode contribuir para um aumento significativo no número de acidentes.

“Eu mando”
Na PF, o clima de insatisfação é o mesmo após a troca de comando da superintendência no Rio de Janeiro a mando de Bolsonaro. 

Disciplina militar
Os ministros seguem a disciplina militar do chefe que despacha a partir de 8h no Planalto. Em outros Governos, a maioria das agendas na Esplanada era a partir de 10h.

Irmandade
Eles seguem tão afinados que Bolsonaro, perto de Toffoli, parece um petista; e o presidente do STF, quando fala do chefe da nação, é quase um bolsonarista.

 
Que feio
Hélvio Rebeschini, diretor de Planejamento da Plural, sindicato que representa as maiores distribuidoras de combustíveis do País, está em campanha para convencer o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a não comparecer a um evento do jornal O Globo patrocinado por uma refinaria.

E aí?
Para constranger o ministro, a alegação é de que a patrocinadora é uma empresa endividada. Se levar esse argumento em conta, o ministro não poderá prestigiar nenhum evento da Petrobras, que é uma das maiores devedoras do Brasil. Nem trocar um ‘oi’ com 70% dos brasileiros que devem na praça, segundo dados oficiais.
 
Socialistas
Candidato à sucessão do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, já poderá fazer no próximo ano suas viagem pelo interior do Estado divulgando as obras de ampliação e abastecimento de água. Ele pediu a cabeça do ex-presidente, recém-demitido, e emplacou o sucessor na Companhia de Saneamento

 
Senado x TCU
O Senado encaminhou ao Tribunal de Contas da União pedido de cópia integral dos processos que a Corte administrativa abriu para apurar supostos indícios de irregularidades praticados pela Receita e pelo Conselho de Controle das Atividades Financeiras na investigação de autoridades públicas.

Contra-ataque
O TCU determinou à Receita o envio de informações sobre servidores que acessaram dados de integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário nos últimos cinco anos. O requerimento reforça que “nem a Receita Federal e nem o COAF podem ser impedidos ou intimidados de apontar e apurar indícios de irregularidades de quem quer que seja”.

 
Venezuela
Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Justiça, Sérgio Moro; e da Cidadania, Osmar Terra, cobraram do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, posicionamento da ONU em relação à crise na Venezuela. No encontro, na Casa Civil, Grandi classificou a situação na Venezuela como “tragédia humana”.

Contingente
Ao que Onyx respondeu afirmando que “a ONU precisa ter uma voz mais ativa”. Desde 2017, 415 mil venezuelanos passaram pelo Brasil; 162 mil permanecem por aqui.

Fraude 5 stars
Um empresário que morou 10 anos no Rio de Janeiro, e nunca foi assaltado, teve os dados do cartão de crédito roubados num hotel 5 estrelas de Botafogo, na última terça. Na ligação para seu apartamento, o interlocutor sabia seu nome e que não tinha deixado cartão de garantia para extras no checkin.

Aliás..
..A inteligência da polícia está de olho há meses em funcionários de hotéis, com ficha corrida, em vários hotéis. A ‘suíte vai cair’ para eles.


*Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90