Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/08/2024 às 12h00min - Atualizada em 10/08/2024 às 12h00min

Moradores de Uberlândia cobram ações para salvar nascente do córrego Bons Olhos

Área de preservação permanente está abandonada há anos, acumulando resíduos que prejudicam a qualidade da água e ameaça a biodiversidade

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
De acordo com os moradores, o córrego está em processo de degradação, colocando em risco a natureza no entorno | Foto: Arquivo Pessoal

Moradores de Uberlândia estão preocupados com a situação da nascente do córrego Bons Olhos, uma área de preservação permanente localizada entre os bairros Cidade Jardim e Nova Uberlândia. Conforme relatado pelos residentes da região, há anos, o local está abandonado e cheio de lixo, comprometendo a qualidade da água e ameaçando a biodiversidade. 

Ainda de acordo com os moradores, o córrego está em processo de degradação, colocando em risco a natureza no entorno. Em entrevista ao Diário, a advogada e moradora do bairro Nova Uberlândia, Mariana Gabriela dos Santos, comentou que acompanha a situação do local há anos. 

“A lagoa era um ponto de encontro para a comunidade, usada para pesca, natação e até batismos já foram feitos. Uma praga chamada taboa faz com que a água vá secando, matando também os peixes. A lagoa está toda tomada por essa vegetação e por lixo, interferindo na nascente. Houve um avanço significativo dessa vegetação ao longo dos anos”.

A mãe de Mariana, Elen Santos de Oliveira, presidente da associação de bairro, já denunciou o caso ao Ministério Público, mas as respostas têm sido insuficientes para conter o avanço da poluição. “A prefeitura realizou um orçamento de cerca de R$ 1,5 milhão, mas considerou o valor alto e não deu andamento”, afirmou a advogada. 

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esclareceu que trabalha na captação de recursos para projeto já elaborado para revitalizar o córrego. Em relação ao descarte de resíduos, a Secretaria adotou providências em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para realizar a limpeza nos trechos que passam pelo bairro Nova Uberlândia.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO
O córrego Bons Olhos integra a microbacia do Córrego Perpétua e possui cerca de 3,5 km de extensão. A área abriga duas nascentes, uma em propriedade particular e outra em área pública. A poluição compromete a qualidade da água e ameaça a biodiversidade local.

O professor de geografia na Escola Estadual Alda Mota, Emerson Malvino, liderou um projeto educativo com seus alunos nos dias 8 e 9 de agosto, no Córrego Bons Olhos. “A situação está deplorável há anos. A taboa cresce na superfície da represa, retirando toda a oxigenação e secando a água”, afirma Emerson.

O projeto visa conscientizar sobre a importância da preservação do local e discutir as consequências ambientais caso a nascente desapareça. Emerson alerta que a morte da nascente pode ter impactos significativos no ecossistema da região, além de prejudicar a vida dos moradores.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90