A cidade de Uberlândia recebe, na próxima sexta-feira (9), uma apresentação gratuita da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A apresentação acontece às 19h, em frente ao Parque Aquático, na avenida José Roberto Migliorini, próximo ao Parque do Sabiá. Haverá ainda interpretação em libras.
A orquestra é comandada pelo maestro José Soares, que leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico, como "O Quebra-nozes", de Tchaikovsky, o "Batuque da ópera Malazarte", de Lorenzo Fernandez, além de compositores como Mozart, Strauss Jr., Brahms, entre outros.
Para José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, é uma alegria dar continuidade ao projeto de itinerância da Filarmônica pelo vasto e diverso estado que honra o nome da orquestra. Ele conta que as duas primeiras obras, de Bizet e Tchaikovsky, evocam tradições regionais de dança, a Farândola, de uma França medieval, e a Polonaise. Depois disso, a Filarmônica vai apresentar as belezas melódicas de Barcarolle de Offenbach, uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin. A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Arturo Márquez e do brasileiro Lorenzo Fernandez.
O MAESTRO
Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin.
Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Dirigiu a Osesp, a New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya, no Japão. Em 2024, conduziu a Orquestra de Câmara de Curitiba, a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, retornou à Osesp e à Sinfônica Jovem de São Paulo, e tem concertos agendados com a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Sinfônica do Paraná, junto ao Balé do Teatro Guaíra.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, a sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.
A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 13 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.
Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e em outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.
SERVIÇO
O QUE: apresentação da Filarmônica de Minas Gerais
QUANDO: sexta (9), às 19h
ONDE: Em frente ao Parque Aquático de Uberlândia (Av. José Roberto Migliorini, s/n - Santa Mônica)
ENTRADA GRATUITA
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
VEJA TAMBÉM:
• Fundinho Festival reúne nomes do jazz e blues em Uberlândia