Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/05/2024 às 12h00min - Atualizada em 30/05/2024 às 12h00min

Diagnósticos de glaucoma aumentam 84% em Uberlândia

Cidade registrou 1,5 mil casos no ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Diagnóstico precoce é importante para evitar a progressão do glaucoma, que causa perda irreversível da visão | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uberlândia registrou um aumento de 84% nos diagnósticos de glaucoma em 2023. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no ano passado, 1.555 pacientes foram diagnosticados com a doença casos da doença, enquanto em 2022, foram 843 diagnósticos. 

 

Em entrevista ao Diário, o oftalmologista Antônio Jordão Júnior afirmou que não existem fatores externos diretamente relacionados ao aumento dos casos. Para o médico, é possível que tenha ocorrido um crescimento na quantidade de consultas por conta de uma demanda reprimida durante a pandemia da Covid-19. 

 

“Era um momento em que havia o receio de sair de casa para ir a hospitais, principalmente em pessoas com mais de 40 anos, os mais afetados pelo glaucoma. Isso pode ter elevado o número de diagnósticos no ano passado, com o retorno de uma normalidade em relação às consultas”, explicou.

 

Ainda de acordo com o especialista, a doença é causada pela alta pressão dos olhos e provoca a morte das fibras do nervo óptico, resultando em uma perda progressiva da visão. O principal fator de risco é a hereditariedade, o que significa que filhos de pais com histórico de glaucoma têm uma probabilidade significativamente maior de desenvolver a condição.

 

O glaucoma pode se manifestar de duas formas principais, sendo agudo e crônico. No caso do glaucoma agudo, a pressão ocular pode atingir níveis muito altos, provocando uma dor intensa. 

 

No glaucoma crônico, a redução da visão ocorre de fora para dentro, fechando gradualmente o campo de visão da pessoa. Isso significa que a parte central da visão é preservada, enquanto a visão periférica é perdida. “Muita gente começa a esbarrar em mesas, cadeiras, e pode até não perceber que alguém está próximo”, observou o médico.

 

O oftalmologista explicou que o glaucoma crônico é mais perigoso, pois quase não apresenta sintomas. “É uma doença em que a pessoa vai perdendo a visão sem perceber que está sendo afetada”.

 

Como o glaucoma crônico aparece e se desenvolve lentamente, o especialista indicou ser importante realizar consultas anuais com um oftalmologista, já que durante o exame de rotina, essas alterações podem ser detectadas antes que a visão sofra uma redução significativa. 

 

“Não existe uma forma de prevenir, então é importante o diagnóstico precoce, porque o glaucoma promove uma perda de visão irreversível, diferente da catarata, por exemplo, que é possível operar e voltar a enxergar melhor. No glaucoma, o que foi perdido não é recuperado”, destacou.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

TRATAMENTO 

O tratamento do glaucoma começa, geralmente, com o uso de colírios, com a intenção de reduzir a pressão ocular. “Existem vários tipos de colírios que podem ser utilizados para esse fim, visando evitar a morte das fibras do nervo óptico. Caso os colírios não sejam suficientes para reduzir a pressão ocular, tratamentos com laser ou cirurgias podem ser necessários”.

 

De acordo com a SES-MG, Uberlândia oferece uma rede de serviços habilitados para o tratamento medicamentoso do glaucoma, seguindo a Política Nacional de Atenção Oftalmológica. Entre esses serviços estão o Ambulatório Amélio Marques, a Iso Olhos e a Neo Oftalmologia Uberlândia. 

 

DADOS ESTADO

Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o crescimento nos diagnósticos também foi notado no estado. Em Minas Gerais foram contabilizados 90.411 novos casos no último ano, em comparação com 84.244 em 2022. 


VEJA TAMBÉM:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90