Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/04/2024 às 17h50min - Atualizada em 18/04/2024 às 17h50min

UFU planeja lançar edital especial para ingresso de idosos em cursos de graduação

Proposta foi aprovada pelo Conselho de Graduação; objetivo é que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ocupem vagas ociosas da instituição

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O edital especial permitirá o preenchimento de até duas vagas por curso/turno | Foto: Comunica UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) planeja lançar um processo seletivo especial para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos interessadas nos cursos de graduação da instituição. A proposta foi discutida durante a quarta reunião ordinária do Conselho de Graduação da UFU (Congrad/UFU) realizada na última semana.

 

De acordo com a instituição, a ideia é que a seleção seja aberta após o período de matrículas dos processos seletivos regulares para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação. Caso ainda haja vagas disponíveis, um novo edital será lançado exclusivamente para a participação de idosos. A proposta foi aprovada com cerca de 95% dos votos favoráveis pelos conselheiros do Congrad/UFU.

 

O edital especial permitirá o preenchimento de até duas vagas por curso/turno destinadas a idosos. A iniciativa está alinhada com o Artigo 3º do Estatuto do Idoso, que estabelece a prioridade do direito à educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, entre outros, para pessoas idosas.

 

O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, destacou a novidade como um compromisso social da instituição em atender a demanda de idosos interessados em atualizar-se e aprender. “O contexto atual aponta que esta parcela da população brasileira tem interesse em aprender mais, em atualizar-se, em enfrentar desafios novos provocados por novos conhecimentos e habilidades. O Conselho de Graduação, sensível a esta demanda, houve por bem aprovar o aproveitamento de vagas ociosas de cursos de graduação para oferecê-las à comunidade 60+, sem nenhum prejuízo para os demais candidatos a uma vaga na UFU. Estou certo que a UFU haverá de ganhar com esta nova experiência educacional de inclusão e de cidadania”.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90