Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/04/2024 às 17h03min - Atualizada em 17/04/2024 às 17h03min

População idosa em Uberlândia quase triplicou em 12 anos

De acordo com o último censo do IBGE, cidade tem 119 mil habitantes com idade a partir dos 65 anos

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cidade oferta serviços gratuitos destinados à saúde e bem-estar dos idosos | Foto: PIXABAY

A população idosa em Uberlândia quase triplicou nos últimos 12 anos. Conforme apontam dados dos últimos dois censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 41.955 pessoas com 65 anos ou mais viviam na cidade. Já em 2022, o número saltou para 119.171, representando um aumento de 184%. Devido à demanda, o município conta com serviços gratuitos destinados à saúde e bem-estar do público.  

 

A médica geriatra Andressa Borges explicou que a qualidade de vida na terceira idade depende de alguns pilares, como autonomia física e mental. “Quando a gente pensa na longevidade, não devemos pensar só em tempo, temos que levar em conta como a pessoa vai estar nesse tempo. Então para isso é preciso autonomia, que requer andar sozinho, fazer coisas básicas sozinho. Isso demanda um físico bom, e um cognitivo bom, uma mente que funciona”. 

 

Para que essa independência seja possível, Andressa apontou que um dos fatores de prevenção é a construção de massa muscular. Sendo assim, a atividade física regular é importante para os idosos. “Principalmente atividade resistida, de força, como musculação ou pilates. Além disso, sabemos há muito tempo que é importante alimentação saudável, evitar cigarro e controlar doenças já existentes como diabetes e hipertensão”, completou. 

 

A profissional reforçou ainda que o isolamento social é muito prejudicial para as pessoas com mais idade. “A pessoa que fica muito sozinha e a família não visita, ou o idoso mora sozinho e não tem amigos, isso piora a parte cognitiva, vai ficando mais esquecido e dependente”, explicou.

 

Ainda de acordo com a médica, dependendo das condições de saúde, as consultas médicas dos idosos devem ser feitas com frequência. Para pessoas sem problemas de saúde específicos, ela indica uma revisão anual abrangente, incluindo exames, avaliação cardiológica e revisão das medicações em uso. “Essa prática é importante para reavaliar a necessidade de medicamentos e evitar o uso excessivo, que pode ser prejudicial. Portanto, a avaliação periódica é essencial para garantir um tratamento adequado e promover a saúde a longo prazo”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•​ Compartilhe esta notícia no Telegram

 

ASSISTÊNCIA GRATUITA

O programa gratuito “Universidade Amiga do Idoso” oferece aos mais velhos oportunidades de socialização e participação em diversas atividades. A coordenadora do projeto, Karina do Valle Marques, explicou que o serviço é resultado de um projeto institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e realiza uma seleção anual de 100 idosos através de inscrições online.

 

“Os participantes passam por uma triagem e são envolvidos em uma variedade de atividades oferecidas por diferentes cursos da UFU. As atividades incluem Academia do Cérebro, com treinamento cognitivo, yoga, meditação, cursos de artesanato, pintura e aulas de dança”, contou.

 

Karina afirmou que o programa é uma oportunidade de reinserção dos idosos na sociedade, combatendo o isolamento após a aposentadoria. “As ações práticas proporcionam benefícios, como a interação intergeracional, melhoria da coordenação motora, atividade física, saúde mental e qualidade de vida”.

 

Neste ano, as inscrições do programa serão abertas em meados de maio. “Porém, para quem já quiser se integrar em atividades, há também um programa de voluntariado focado em hortas comunitárias nos campi Umuarama e Glória, onde são cultivadas plantas medicinais, pancs e hortaliças”.

 

Os interessados em participar ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone (34) 99657-5101 ou pelo e-mail [email protected].

 

Ainda dentro da universidade, o projeto “Reconstrução de Um Viver” é um curso de preparação para a aposentadoria voltado para servidores da UFU, sejam eles ativos ou aposentados. Em entrevista ao Diário, a assistente social Joelma dos Reis explicou que o programa oferece encontros semanais com o objetivo de orientar os participantes em diversas dimensões da vida, incluindo aspectos sociais, práticos e financeiros.

 

“O programa aborda a educação de forma variada, considerando o indivíduo em todas as suas dimensões. A preparação para a aposentadoria é vista como um processo que deve ser iniciado quanto antes, aumentando assim as chances de uma transição bem-sucedida para essa nova fase da vida”, finalizou. 

 

OUTROS SERVIÇOS

 

CEAIs 

O Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso  (CEAI) é um espaço que tem o objetivo de promover mais qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos e o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. Atualmente, os CEAIs têm capacidade para atender 15 mil idosos. 

Ceai 1
Endereço: Av. Rondon Pacheco, 5.865, bairro Brasil
Telefone: (34) 3212-0513
Email: [email protected]

 

Ceai 2
Endereço: Rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras
Telefone: (34) 3214-2246
Email: [email protected]

 

Ceai 3
Endereço: Rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas
Telefone: (34) 3219-9292
Email: [email protected]

 

Ceai 4
Endereço: Av. do Carnaval, 415, bairro Guarani
Telefone: (34) 3238-6969
Email: [email protected]

CASA DIA
A Casa Dia também oferta serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A instituição acolhe idosos que não têm condições de permanecer desacompanhadas enquanto os familiares estão no trabalho. Atualmente, o local atende 20 idosos e fica situado na avenida Rondon Pacheco, nº 5865, bairro Nossa Senhora Aparecida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3213-7871.

CREAS
O Centro de Referência em Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal que oferta serviço de apoio, orientação e acompanhamento a idosos e pessoas com deficiências. O local atende mais de 876 pessoas da terceira idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3212-3992 ou email [email protected]. Também é possível adquirir informações de forma presencial na unidade, localizada na Av. Rondon Pacheco, nº 2222, bairro Saraiva.

CONDOMÍNIO DO IDOSO
O Condomínio do Idoso é um projeto pioneiro no estado de Minas Gerais que oferece moradia, segurança e qualidade de vida para idosos de baixa renda que tenham mais de 60 anos. Uberlândia conta com duas unidades que abrigam mais de 80 pessoas. 

Condomínio do Idoso – Guarani
Endereço: Rua das Valsas, nº 540, bairro Guarani
Telefone: (34) 3226-8916

Condomínio do Idoso – Laranjeiras
Endereço: R. Madagascar, nº 425, bairro Laranjeiras
Telefone: (34) 3223-1994



VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90