Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/04/2024 às 09h10min - Atualizada em 10/04/2024 às 09h10min

Hacker que vivia em Uberlândia e vazou dados de brasileiros é preso pela PF

Autor foi detido em Feira de Santana (BA) nesta terça-feira (9)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (9), um mandado de prisão preventiva contra um hacker suspeito de ser o responsável pelo maior vazamento de dados do Brasil, com a divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros. O autor vivia em Uberlândia, mas foi detido em Feira de Santana (BA).

O hacker estava foragido desde novembro de 2023. Ele cumpria prisão domiciliar após ser detido em março de 2021, durante a "Operação Deepwater". À época, a ação policial investigou fatos criminosos relacionados à obtenção e comercialização de dados pessoais.

O autor rompeu sua tornozeleira eletrônica e fugiu para a cidade baiana. O detido também já foi alvo de outras operações e invasões. Em 2019, ele foi preso na "Operação Defaced", realizada pela Polícia Civil (PC), como suspeito de ter invadido os sites da PC, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e também do Exército Brasileiro.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia. O hacker ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador (BA).



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Polícia Federal prende hacker suspeito de divulgar dados de brasileiros em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90