Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/04/2024 às 18h00min - Atualizada em 02/04/2024 às 18h00min

Contratações em Uberlândia aumentam quase 12% em um ano

Cidade fechou o mês de fevereiro com saldo de 1.850 novas vagas de emprego

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Economista projeta diminuição da taxa de desemprego e aumento na média salarial para 2024 | Foto: Agência Brasil

Uberlândia fechou o mês de fevereiro deste ano com saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o número de contratações cresceu quase 12% em comparação com o mesmo período de 2023. 

 

De acordo com o levantamento, em fevereiro de 2023, a cidade registrou 12.219 admissões e 11.062 demissões, gerando um saldo positivo de 1.157 vagas abertas. Já em fevereiro de 2024, foram 13.664 contratações e 11.814 desligamentos, sendo um saldo de 1.850 novos postos de trabalho. 

 

O setor de Serviços se destacou no número de vagas abertas em fevereiro deste ano. Com 7.388 admissões e 5.928 demissões, o setor teve um saldo de 1.460 novas vagas de emprego. Em seguida, aparece o ramo da Construção com a geração de 354 oportunidades de trabalho. 

 

Os dados do Caged indicam ainda que os setores do Comércio e Indústria tiveram um saldo positivo de 158 e 36 vagas abertas, respectivamente. Já a Agropecuária teve mais desligamentos (523) do que contratações (365), gerando um saldo negativo de -158 vagas.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

O economista Jefferson Lucas afirmou que o cenário positivo acontece devido à confiança do investidor. "Nenhum empresário aumenta a oferta e salários se não vê expectativa de futuro na empresa e na cidade. Então, a confiança tem aumentado e possibilitado a expansão", disse.

 

Jefferson explicou ainda que a cidade tem se destacado principalmente no setor da Indústria. "Tudo isso vem de vários fatores, principalmente pela aprovação da reforma tributária, que tem trazido confiança ao investidor e confiança para capital estrangeiro", completou.

 

Para o profissional, o aumento das contratações é um indicativo de crescimento real na economia local. "O saldo é uma balança entre admissões e demissões. Na lógica dos empregos, há mais contratações do que demissões, o que traz um lado positivo para a economia", esclareceu.

 

Além dos indicadores locais, Lucas também observa fatores macroeconômicos. "Tanto indicadores da região de Uberlândia, quanto indicadores como o PIB, que veio acima do esperado, são influenciados pelos fatores de legislação, como a reforma tributária e o arcabouço fiscal. Tem sido uma resposta do Brasil em detrimento do cenário macro e externo também", frisou.

 

Em relação às expectativas para o ano de 2024, o economista projeta diminuição da taxa de desemprego e aumento na média salarial, trazendo mais movimento para a economia.

 

"É importante avaliar os setores que estão se desenvolvendo, que isso é uma resposta de onde estão indo os incentivos para a economia. Em Uberlândia, a questão está tendo um equilíbrio, o que é importante para balancear o desenvolvimento e manter atento às análises para um desenvolvimento sustentável e equilibrado", concluiu.



VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90