Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/03/2024 às 11h00min - Atualizada em 28/03/2024 às 11h00min

HC-UFU comunica cancelamento de cirurgias eletivas e redução de exames; entenda

Procedimentos vinculados ao Município de Uberlândia foram afetados pela greve dos técnicos-administrativos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Comprometimento de atendimentos impacta na efetivação de exames de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia e laboratoriais oferecidos à população I Foto: Arquivo/Diário

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu uma nota nesta quarta-feira (27), informando que os serviços de exames de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia e laboratoriais, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal (HC-UFU), estão comprometidos. Além disso, foi anunciado o cancelamento de alguns tipos de cirurgias eletivas pactuadas junto ao Município. 

 

Segundo a Prefeitura de Uberlândia, o HC-UFU comunicou que o comprometimento dos atendimentos contratados acontece devido à greve dos servidores técnicos-administrativos da instituição. De acordo com a SMS, o Município segue em diálogo com a unidade, no intuito de regularizar a situação, mas disse que vai notificar o hospital, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diante do descumprimento do convênio assinado em 2022.

 

"A pasta reforça que dispõe de parcerias com clínicas para continuar o andamento dos procedimentos. Entretanto, a decisão da HC-UFU deve afetar a fila, que está em depuração conforme cronograma do programa Alô Saúde", disse o Município.

 

Procurado pelo Diário, o Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh informou que tem realizado ajustes nas escalas dos trabalhadores para minimizar o impacto para a população, no entanto, houve redução de coleta de cerca de 20% de exames eletivos laboratoriais, redução de realização de exames eletivos (ultrassom, exames endoscópicos e métodos gráficos em cardiologia) e a suspensão de algumas cirurgias eletivas agendadas. 

 

Conforme dito pelo hospital, a greve não afetou as cirurgias de urgência e emergência, oncológicas, cardiovasculares, neurológicas, transplantes, pediátricas e demais avaliadas como tempo-dependentes. As cirurgias suspensas serão reagendadas.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Homem atira contra carro de aplicativo para atingir ex-esposa em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90