Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 24/03/2024 às 08h00min

Marisa Orth estrela peça teatral no próximo mês em Uberlândia; ingressos estão à venda

"Barbara" fala sobre a luta contra o alcoolismo, trazendo reflexões e pitadas cômicas durante sua apresentação

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Peça será apresentada no Teatro Municipal nos dias 5, 6 e 7 de abril I Foto: Bob Wolfenson

Nos dias 5, 6 e 7 de abril, Uberlândia vai receber a peça teatral "Barbara", espetáculo solo estrelado pela atriz Marisa Orth. A apresentação teatral acontece no Teatro Municipal e está com ingressos à venda no site Mega Bilheteria, com valores a partir de R$ 42.

A obra foi criada em cima do trecho "Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas", do prefácio de "A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência", de Ruy Castro. Nele, Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida que até os dias atuais é tabu para muita gente: a luta contra o alcoolismo.

E como há pessoas cujas vidas imploram também para ser representadas e ganhar novos contornos, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro, finalmente ganham os palcos em “Barbara”. Dada a grande repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e maravilhosamente relatado em um livro tão celebrado? Ao mesmo tempo em que pensávamos nisso, sempre tivemos convicção absoluta que essa narrativa honesta de ‘Saideira’ tem uma força cênica e precisava ganhar a linguagem do palco para tocar outros públicos”, disse Marisa Orth.

A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventa outras histórias para dar forma à essa "nova Barbara ficcional”. “Barbara” ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante.

Toda narrativa será de desconstrução e os elementos cênicos colaboram nesse sentido. O espetáculo conta com direção de movimento e suporte cênico de Fabricio Licursi, direção de arte de Gringo Cardia, figurinos de Fause Haten, design de luz de Guilherme Bonfanti, trilha original de André Abujamra e fotos de Bob Wolfenson.

Marisa Orth é uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, teatro musical, cinema e música. Agora, Marisa volta às suas origens para comemorar a data. "Bárbara vai ser um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de 'contação' de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história. Estou muito entusiasmada”, contou.

SERVIÇO
O QUE:
Peça teatral "Barbara"
QUANDO: 5, 6 e 7 de abril – Sexta-feira, sábado e domingo
HORÁRIO: Sexta e sábado às 20h e no domingo às 18h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070, Tibery
INGRESSOS: a partir de R$ 42, no site Megabilheteria, ou nos pontos físicos (Loja Inclusive Brechó, no Centro, e Sala Uberlândia na Rota das Culturas, no Uberlândia Shopping)
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
DURAÇÃO: 70 minutos
GÊNERO: Comédia dramática


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Equipe de Uberlândia disputa campeonato nacional de halterofilismo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90