Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/03/2024 às 15h31min - Atualizada em 20/03/2024 às 15h31min

Usina da UFU utilizará cigarros para gerar energia; entenda

Projeto será desenvolvido no campus Glória, com previsão de conclusão para o fim de 2024

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Estima-se que serão processados até 300kg/h de resíduos sólidos, gerando eletricidade suficiente para atender até 800 casas populares I Foto: Marco Cavalcanti/Comunica UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou o lançamento do projeto que visa a construção de uma usina termoquímica experimental e de um Parque Tecnológico (TecnoUFU). Ao todo, serão investidos mais de R$ 20 milhões no desenvolvimento das duas obras, que serão instaladas no Campus Glória. 

A usina termoquímica terá baixo impacto ambiental e será o primeiro empreendimento de pesquisa da UFU com capacidade para atender as demandas do Parque Tecnológico. O projeto é composto por diversos pesquisadores e instituições de ensino, além de receber o apoio financeiro do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O suporte tecnológico será feito por empresas privadas.

A usina termoquímica tem como principal objetivo gerar energia termoelétrica a partir da gaseificação de resíduos sólidos, como os cigarros. Esse processo envolve a queima desses resíduos, que são utilizados como combustível para a produção de um gás conhecido como "gás de síntese", que é uma combinação de hidrocarbonetos e nitrogênio.

Esse gás, por sua vez, é responsável por gerar calor, que é então utilizado para aquecer água em uma caldeira. A água aquecida se transforma em vapor de alta pressão, impulsionando as pás das turbinas da usina. Esse movimento de rotação das turbinas é convertido em energia elétrica por meio de um gerador. Em resumo, a gaseificação dos resíduos sólidos alimenta um ciclo de produção que aproveita o calor produzido para gerar eletricidade de forma eficiente e sustentável, visto que todo o processo é livre de gases tóxicos e poluentes.

Os cigarros e outros resíduos que serão utilizados no processo são aqueles armazenados em Uberlândia (MG) e Uberaba (MG). Esses resíduos sólidos são apreendidos pela Receita Federal na própria região e em outros estados, como São Paulo e Goiás. Segundo Marcelo Braga, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU) e coordenador da proposta do projeto, a construção da usina ainda não foi iniciada por conta do licenciamento ambiental, que ainda está em processo de aprovação. A expectativa é de que a liberação seja realizada até abril, e a estimativa é de que o edifício seja concluído no fim de 2024.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Acidentes de trabalho aumentam 54% em Uberlândia em 2023


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90