Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2024 às 14h38min - Atualizada em 13/03/2024 às 14h38min

UFU planeja implantar curso de Medicina em Ituiutaba

Com expectativa de oferecer 40 vagas por turma e com ingressos semestrais, projeto será apresentado ao MEC até o fim do ano

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Universidade realizou reunião com representantes da sociedade civil e com a prefeita de Ituiutaba nesta semana I Foto: Milton Santos/Comunica UFU

Uma reunião realizada nesta terça-feira (12) definiu os primeiros passos para a criação de um curso de medicina no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro contou com a participação do reitor Valder Steffen Junior, do vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva, além de representantes da sociedade civil e da prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes Ferreira.

A proposta do curso em Ituiutaba surge como resposta às necessidades locais de formação médica e ao projeto de expansão de cursos de medicina promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a reunião, foi enfatizada a importância da colaboração entre a universidade, o município e o governo federal para viabilizar a infraestrutura e os recursos necessários para o curso.

A proposta inicial é de oferecer 40 vagas por turma com ingressos semestrais. Segundo Valter Steffen Junior, o curso de medicina da UFU no campus Pontal visa 
não apenas ampliar a oferta de educação superior de qualidade na área da saúde, mas também atender às crescentes demandas por serviços médicos na região de Ituiutaba. 

Para o reitor da UFU, a colaboração entre as entidades municipais, regionais e federais será crucial para o sucesso da implementação, garantindo o apoio necessário para a infraestrutura, equipamentos de saúde e o desenvolvimento curricular do curso. "A UFU sempre foi favorável à criação do curso de Medicina no Campus Pontal. Felizmente, tivemos o sinal verde do MEC para trabalhar no projeto e apresentá-lo", destacou.

Leandra Guedes Ferreira expressou entusiasmo com o avanço do projeto, considerando-o um marco para a região. Ela também anunciou que serão criadas sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade, que podem ajudar na prática médica dos futuros estudantes.


A expectativa é que o projeto pedagógico, acompanhado do plano de implantação, seja apresentado ao Ministério da Educação até o final deste ano.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Justiça julga improcedente denúncia de superfaturamento de kits escolares contra o ex-prefeito Gilmar Machado


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90