Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/03/2024 às 17h23min - Atualizada em 05/03/2024 às 17h23min

Crea-MG identifica mais de 2 mil irregularidades em obras e serviços em Uberlândia

Entre os problemas encontrados está a falta de responsáveis técnicos em determinadas atividades

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Crea-MG realizou 3.276 ações de fiscalização no município | Foto: Crea-MG/Divulgação

No ano passado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) identificou mais de 2,1 mil irregularidades em obras e serviços em Uberlândia. De acordo com o órgão, os principais problemas encontrados na cidade foram a falta de responsáveis técnicos em determinadas atividades, empresas sem registro e a falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 

 

O Crea-MG realizou 3.276 ações de fiscalização no município. As atividades vistoriadas vão desde a construção civil, passando pela manutenção de equipamentos como elevadores, equipamentos hospitalares, transporte, até a aplicação de defensivos agrícolas, dentre outros serviços que demandam a atuação de um profissional. 

 

De acordo com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, houve uma intensificação nas ações, no ano passado, para combater a irregularidade das atividades técnicas. Em todo o estado, foram realizadas 63.330 fiscalizações, um aumento de 5,8% em relação a 2022, quando foram deflagradas 59.858 diligências.

 

“Estamos fechando o cerco contra o exercício ilegal das profissões que são abarcadas pelo Sistema Confea/Crea. A população não deve ficar exposta aos perigos advindos da atuação de empresas e pessoas que não detêm conhecimento técnico e nem habilitação legal. Essa atividade irregular afeta diretamente a vida das pessoas e prejudica o profissional que está atuando corretamente”, ressaltou. 

 

Além disso, o profissional afirmou que a atuação de leigos na engenharia, além de prática ilegal, traz uma série de perigos. “Estes riscos não se restringem àqueles que estão no local da obra ou empreendimento, mas alcança também todos os que farão uso futuro daquela edificação ou serviço”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

DENÚNCIA 

Além das fiscalizações rotineiras de campo, o canal de denúncias, por meio do aplicativo Conecta Crea, foi uma importante ferramenta para potencializar as ações. Em 2023, o conselho recebeu 5.226 queixas no estado.

 

"Todas as denúncias recebidas são apuradas. Das que recebemos no ano passado, 95,8% já foram encaminhadas, inclusive, para outros órgãos, pois recebemos denúncias que estão fora da atuação do Conselho", explicou o gerente do Departamento de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder.

 

O aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, permite denunciar anonimamente irregularidades em serviços de engenharia, agronomia e geociências. Ele também serve como um portal para os usuários verificarem o registro de profissionais e empresas, além de acessar protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais, o aplicativo oferece um espaço dedicado, permitindo-lhes monitorar as ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração.

 

VEJA TAMBÉM:


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90