Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 05/03/2024 às 14h37min

Município promove mutirão para efetivação de 10 mil exames de eletrocardiograma em Uberlândia

Iniciativa vai contemplar lista de espera de pacientes com prioridade vermelha e amarela durante o mês de março

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Município informou que pacientes serão procurados, não havendo necessidade de se dirigirem até as unidades de saúde sem terem sido avisadas I Foto: PEXELS

A Prefeitura de Uberlândia anunciou, nesta segunda-feira (4), que vai realizar mais de 10 mil exames de eletrocardiograma a partir desta semana. A iniciativa será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa "Mutirão de Eletrocardiograma". Desta forma, será contemplada a lista de espera da Central de Regulação de pacientes com prioridade vermelha e amarela.

Durante o anúncio do mutirão, o prefeito Odelmo Leão destacou que este será o primeiro de vários mutirões programados pelo Município. “Nossa missão é assistir à população da melhor forma. Vamos trabalhar em conjunto para reduzirmos as filas com a maior brevidade possível. Buscamos o entendimento entre as partes, pois a melhor solução para um problema é o equilíbrio. Juntos, vamos fazer acontecer”, disse.

O mutirão será realizado por meio do saldo previsto no contrato firmado, após chamamento público, com a clínica especializada em exames cardiológicos Medcor. Os recursos investidos são da própria Prefeitura de Uberlândia. Para receber os pacientes e realizar os atendimentos, o Município promoveu capacitação de todos os profissionais envolvidos na clínica, que também fez a testagem de todos os aparelhos de eletrocardiograma (ECG).

Os agendamentos serão feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo a lista da Central de Regulação, atendendo primeiramente a categoria vermelha e, em seguida, a amarela. A pasta contratou uma empresa de call center para entrar em contato com os pacientes, não havendo necessidade das pessoas se dirigirem até as unidades de saúde sem terem sido avisadas. Inicialmente, serão feitas tentativas por contatos telefônicos e SMS.

Não havendo êxito, serão enviadas mensagens via WhatsApp, nas quais os pacientes devem confirmar presença pelo questionário automático que constará na mensagem. Quando necessário, agentes comunitários de saúde irão até as residências dos pacientes. Havendo vagas ociosas de exames, a secretaria seguirá a lista da Central de Regulação.

“Vamos atender, prioritariamente, as pessoas que aguardam há vários meses a realização desses exames, que foram contratados de forma extra, ou seja, não alteram a demanda natural. Os pacientes serão contatados para que sejam atendidos nos meses de março e abril. Neste momento, vamos ofertar à população 10 mil exames. O nosso foco é trabalhar para eliminar esta lista de espera do público que aguarda o exame de eletrocardiograma”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.

Os procedimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Presidente Roosevelt, Planalto, Tibery e São Jorge. Após cada exame, a SMS também marcará a consulta com o médico solicitante, que já estará com o laudo durante a consulta. Havendo necessidade de continuidade de tratamento, será obedecido o fluxo normal da Rede Municipal de Saúde, de acordo com o protocolo. Mesmo com o mutirão, os atendimentos de rotina continuam com o encaminhamento de novos casos para as clínicas conveniadas.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia tem cinco pré-candidatos à Prefeitura; veja quem são


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90