Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/02/2024 às 15h00min - Atualizada em 29/02/2024 às 15h00min

Culinária de Minas Gerais é eleita a melhor do país

Pesquisa feita com turistas aponta que o estado tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pão de queijo é um dos pratos mais famosos no estado | Foto: Pixabay

A culinária de Minas Gerais foi eleita a melhor do país. A informação foi divulgada em uma pesquisa do “Guia Viajar Melhor”, em conjunto com a Travel Media PR, feita com diversos viajantes. Os pratos do Pará e Bahia também estão entre os mais citados pelos participantes do estudo. 

 

De acordo com o Guia Viajar Melhor o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento. Conforme dito pelos viajantes, a comida típica mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.

Entre os pratos mais famosos encontrados no estado estão: frango com quiabo, leitão a pururuca, tutu, feijão tropeiro, vaca atolada, além do queijo, doce de leite e pão de queijo.  

Em segundo lugar, a Bahia também tem uma culinária diversa que conquistou o gosto dos viajantes, principalmente pelos sabores marcantes. A moqueca, o acarajé  e o vatapá que apareceram no ranking de melhor prato típico do Brasil são alguns exemplos das iguarias do estado.

Por fim, o Pará ocupou a terceira posição do ranking de melhores destinos para viagens gastronômicas. O estado é famoso por pratos como o pato no tucupi, maniçoba, caruru e mujica. Com fortes influências da cultura indígena, a culinária paraense também tem traços portugueses e africanos.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

MELHORES PRATOS DO PAÍS
O levantamento reuniu ainda as iguarias mais votadas e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil. Entre os mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo o Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Na segunda colocação entre os melhores sabores da culinária nacional ficou o tradicional churrasco brasileiro. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. Completando o top 3, não poderia faltar o arroz com feijão, escolhido por 312 turistas que participaram da pesquisa. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.

Outras delícias entraram na lista do Guia Viajar Melhor, como a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. De acordo com a pesquisa, o maior destaque ficou com a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.

O feijão tropeiro, prato típico associado às culinárias de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, apareceu no quinto lugar, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). 


Na 9ª posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking.


VEJA TAMBÉM:

 

 

 






 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90