Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/02/2024 às 08h50min - Atualizada em 05/02/2024 às 08h50min

Exames de colonoscopia e endoscopia são suspensos no HC-UFU

Direção do hospital informou que interrupção é temporária e ocorreu por falha nos equipamentos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Decisão do HC-UFU deve afetar a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos I Foto: Arquivo/Diário de Uberlândia

Os exames de colonoscopia e endoscopia realizados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) foram suspensos. A direção da unidade informou nesta segunda (5) que a interrupção dos procedimentos é temporária e ocorreu por conta de uma falha nos equipamentos. 

No sábado (3), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um comunicado informando sobre a suspensão dos procedimentos, que ocorrem na unidade em parceria com a Prefeitura de Uberlândia. O Município afirmou que o HC-UFU, de "forma unilateral e arbitrária", havia bloqueado a prestação do serviço. A paralisação dos atendimentos contratados foi informada, segundo o Município, por meio de um ofício enviado no fim de janeiro pelo Setor de Contratualização e Regulação (STCOR/HC-UFU) à regulação municipal.

A secretaria informou que segue em diálogo com o Hospital de Clínicas para regularizar a situação, mas notificará a unidade administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diante do descumprimento do convênio assinado entre as partes no fim do ano passado. A pasta reforçou ainda que dispõe de parcerias com clínicas para continuar o andamento dos procedimentos, entretanto, a decisão do Hospital de Clínicas deve afetar a fila.

O QUE DIZ O HC
Por meio de nota, o Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas da UFU informou que a suspensão temporária na realização dos exames de colonoscopia e endoscopia ocorreu por falha nos equipamentos. Segundo o hospital, a decisão de suspender a realização de exames ambulatoriais foi uma medida para garantir o apoio terapêutico para os pacientes já internados na unidade e para os que são atendidos no Pronto-Socorro (urgência e emergência).

Ainda conforme o HC, a Prefeitura de Uberlândia foi comunicada da decisão pois é a gestora da rede e para que possa realizar o remanejamento dos exames eletivos entre os prestadores do serviço. Os equipamentos já foram encaminhados para manutenção, de acordo com a UFU.

O Setor de Contratualização e Regulação do HC-UFU/Ebserh destacou também que, de janeiro a novembro de 2023, foram realizados 3.200 exames (987 colonoscopias e 2.213 endoscopias). Os dados são do Datasus. 


"O Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh reforça o seu papel de prestador de serviços de saúde de qualidade para a comunidade e se coloca à disposição para mais esclarecimentos", finaliza a nota.

* Texto atualizado às 10h35 para acréscimo de informações. 

 


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Região de Uberlândia registra maior volume de exportações dos últimos 26 anos


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90