Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2024 às 14h10min - Atualizada em 16/01/2024 às 14h10min

HC esclarece situação de UTI Neonatal em Uberlândia; unidade teve atendimentos restritos por conta de bactéria

Unidade de Terapia Intensiva segue funcionando, porém sem novas admissões externas de recém-nascidos

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
HC esclarece que admissões externas de bebês estão suspensas temporariamente para o controle de uma bactéria | Foto: MILTON SANTOS

O Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh esclareceu nesta terça (16) uma informação que foi divulgada pela Prefeitura de Uberlândia sobre o fechamento da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas da UFU. Segundo a direção da unidade, o HC continua atendendo a demanda de internação de bebês nascidos no hospital. Ainda de acordo com a nota enviada ao Diário, o que ocorreu foi que o hospital suspendeu temporariamente admissões externas de recém-nascidos para o controle de uma bactéria (Klebsiella pneumoniae), comum em ambientes hospitalares e tratável com antibióticos. 

Ainda de acordo com a direção, desde o dia primeiro de dezembro do ano passado, a unidade recebeu 48 pacientes, sendo que a ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal nesta terça é de 15 recém-nascidos.

No último sábado (13), a Prefeitura de Uberlândia havia informado que a UTI Neonatal do HC-UFU estaria interditada desde o dia primeiro de dezembro de 2023 e que esta situação teria levado a Secretaria Municipal de Saúde a fazer remanejamentos necessários para o atendimento neonatal no município. De acordo com a Prefeitura, as pacientes e os recém-nascidos que necessitavam de UTI Neonatal estariam sendo encaminhados, via SUS, para o Hospital e Maternidade Municipal, elevando a ocupação da unidade sob gestão da Prefeitura.

 

BACTÉRIA

O HC esclareceu ainda que a situação é mantida sob controle e em constante acompanhamento pelas Centrais de Regulação do município e do HC-UFU, pela Vigilância Sanitária, pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e pela Unidade de Vigilância em Saúde do HC-UFU.

Informou ainda que semanalmente são realizados novos testes para a avaliação da colonização seguindo protocolos internacionais. 
Segundo informações do hospital, a Klebsiella pneumoniae (KPC) é uma bactéria que é normalmente encontrada no corpo humano e não oferece risco à saúde de pessoas saudáveis.

A instituição informa ainda que a KPC ficou muito conhecida por ser uma das causadoras de infecções em ambientes hospitalares pois pode infectar e se multiplicar em feridas e no trato urinário de pacientes que estão em tratamento de outras condições e, por isso, ficam com o sistema imunológico mais frágil. O tratamento e controle é feito com antibióticos.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

O HC reforçou que a Unidade Neonatal tem 42 leitos, sendo 20 de terapia intensiva, 16 de cuidados intermediários e 6 de “canguru”, espaço em que as mães realizam o cuidado com os bebês juntamente com a equipe multiprofissional até estarem aptos para a alta.

 

VEJA TAMBÉM:
 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90