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14/01/2024 às 12h00min - Atualizada em 14/01/2024 às 12h00min

Lojas de Uberlândia fazem primeiro saldão do ano com descontos de até 70%

Empresários apostam em promoções para queimar o estoque após as compras de fim de ano

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Período é tradição e funciona como uma estratégia para alavancar as vendas no início de ano | Foto: Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aponta que quase 69% das empresas de Uberlândia pretendem realizar liquidações durante o mês de janeiro. Com o objetivo de impulsionar as vendas após as compras de fim de ano, alguns empresários da cidade oferecem descontos de até 70% em produtos de queima de estoque.

Este é o caso da loja Lela Acessórios, empreendimento que comercializa semijoias, bijuterias, acessórios e também objetos de decoração. Para o início de ano, o estabelecimento está com descontos de 50%, 60% e 70%. De acordo com a dona do local, Marielle Vilela, as promoções duram até o fim do mês.

Segundo a empresária, os itens mais vendidos na loja são os brincos, mas os colares também têm chamado a atenção da clientela. Em entrevista ao Diário, Marielle afirmou que as liquidações de janeiro são uma tradição e uma estratégia para alavancar as vendas durante o período após as festas de fim de ano.

“É uma tradição todo janeiro ter promoção. É uma forma de alavancar as vendas, porque os clientes procuram e a gente tem que estar dentro, se não eles vão onde tem promoção. Para este ano eu fiz uma parceria com fornecedores que também estão fazendo queima, então os clientes vão comprar itens novos pela metade do preço”, detalhou a lojista.

A comerciante também já começou a divulgar os produtos pelas redes sociais, através de disparos de mensagens no WhatsApp, e realizou uma “live” para divulgar os itens em desconto. Com isso, ela visa alcançar um público ainda maior e garantir as vendas neste início de ano.

“A gente começou nesta semana. Já colocamos adesivos nas vitrines, fizemos live de promoções. Janeiro costuma ser um mês mais parado, mas que os clientes vão atrás de promoções. São estratégias para a gente poder estar agregando vendas para a loja”, disse Marielle.

Especializada em roupa infantil, a loja Milon também oferece uma série de promoções para a clientela ao longo do mês de janeiro. De acordo com a proprietária do estabelecimento, Dheyka Pereira, os descontos vão de 10% a 50% em diversas peças de vestuário, um atrativo que tem chamado a atenção dos consumidores da cidade.

“Sempre fazemos as liquidações no mês de janeiro. A gente tem uma coleção muito grande no ano, então a gente dá várias oportunidades de compra para os clientes. Nós temos um fluxo muito grande de clientes em dezembro e em janeiro por conta dos descontos e das férias. Tem muito cliente que espera justamente esse período para fazer as compras do ano inteiro”, disse.

PORTFÓLIO
Outra loja que segue a tradição de realizar as liquidações no início de ano é a Natura, que já começou o período de descontos. A dona do estabelecimento em Uberlândia, Adriana Aparecida Gobbo, afirmou que os preços de perfumes e cosméticos estão até 50% mais baixos em comparação a outras épocas do ano.

Segundo ela, a loja trabalha com campanhas de venda semanalmente. Na última semana, por exemplo, a linha de hidratação e sabonete foi a que mais saiu devido aos descontos, mas na próxima os produtos em promoção serão os perfumes, tendo uma liquidação de “leve dois e pague um”.

“Teremos uma nova campanha que vem com novos produtos e um portfólio diferente. Teremos perfumes completos na promoção. É um produto que vende muito bem, assim como sabonetes, refis e hidratantes. Teremos relançamento de perfumes que estão voltando agora e de diversas linhas”, contou Adriana.

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LEVANTAMENTO
O levantamento da CDL foi realizado com lojistas de Uberlândia em dezembro de 2023, e indicou que 68,8% das empresas deverão realizar as liquidações. Para 63,6% dos empresários, a expectativa é de aumento nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto 18,2% estimam uma queda no faturamento.

A pesquisa feita pela instituição revelou ainda que 90,9% das empresas vão trabalhar com uma margem de descontos entre 10% e 50%, ao mesmo tempo em que 9,1% planejam liquidações acima de 50%. A ideia é chamar a atenção dos consumidores, que aproveitam o período de descontos para adquirir um produto a um preço mais acessível.

De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, mais da metade dos consumidores uberlandenses devem ir às compras em janeiro. Segundo ela, os itens mais desejados são artigos de casa e decoração, eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, calçados e também itens de vestuário.

“O saldão em janeiro tem sido tradicional, e é uma oportunidade para a empresa renovar o estoque e para os clientes conseguirem produtos em promoções. Muitos não conseguem comprar pela correria de fim de ano ou realmente acham que compensam esperar as liquidações de janeiro para realizarem as compras”, disse.

Ainda segundo a pesquisa, 70% dos clientes preferem comprar em lojas físicas. O gasto médio será de R$ 200 para 50% dos entrevistados, de R$ 200 a R$ 500 para 40% dos entrevistados e de R$ 500 a R$ 1000 para os 10% restantes. Como atratividade na hora de fazer a compra, 29% citaram o parcelamento sem juros e 14% o bom atendimento.
 

ESTRATÉGIAS PARA AS EMPRESAS
Durante conversa com a reportagem, Lécia Queiroz ainda deu dicas para os empresários que pretendem realizar liquidações no mês de janeiro. Uma delas é fazer o estoque girar, liquidando as mercadorias que estão deixando o dinheiro parado. Trabalhar em uma boa divulgação também é fundamental para atrair uma clientela maior.

O principal ponto de atenção para as liquidações de janeiro é aplicar descontos reais. A superintendente da CDL recomenda a criação de kits promocionais, no modelo “leve dois e pague um”, ou descontos progressivos, como comprar um item e levar outro pela metade do preço. Uma estratégia também pode ser a entrega de brindes para compras de maior valor.

“Para as empresas, essa é uma oportunidade de reforçar o caixa e fazer um atrativo para os clientes. Trabalhar bem os descontos é uma forma de reforçar o faturamento e ainda renovar o estoque para o ano novo. É uma oportunidade de conseguir novos fornecedores e fazer um novo estoque com linhas e coleções novas”, reforçou a especialista.

 
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